Filme é da autoria de Hugo Covarrubias (Fotografia: DR)

Os Demónios do Meu Avô, de Nuno Beato venceu o Grande Prémio Cinanima 2022 no campo das longas-metragens.

Bestia, do chileno Hugo Covarrubias foi a grande vencedora do Grande Prémio Cinanima de curtas-metragens desta 46.ª edição que terminou a 13 de novembro.

Escrita em co-autoria com Martín Erazo, esta curta de 15 minutos revela a história de um polícia durante a ditadura militar no Chile. Inspirado em factos reais, o filme tem conquistado prémios e não se fica apenas por Espinho, já tendo arrecadado, por exemplo, um prémio no festival de Annecy, em França.

Ainda na competição internacional de curtas-metragens, Tini Man de Aude David e Mikaël Gaudin conseguiu o Prémio Especial do Júri, ao passo que Don’t Die on Me, de Ori Goldberg venceu o Prémio Alves Costa, numa curta-metragem até oito minutos.

Já no campo das longas-metragens, Nuno Beato venceu o Grande Prémio com Os Demónios do Meu Avô, um filme português inspirado “nas incríveis figuras de barro da ceramista Rosa Ramalho” e que “centra na cultura portuguesa as suas bases narrativas e estéticas”.

O Prémio António Gaio, na competição nacional, foi atribuído ao filme O Homem do Lixo, da portuguesa Laura Gonçalves que conseguiu também o galardão de Prémio de Melhor Documentário de Animação. Já o Prémio Jovem Cineasta Português, na categoria até 18 anos, foi para A Cerejeira Mágica, de Graça Gomes e das escolas participantes do Projeto Pequeno Cinema. O filme Duo, de João Levezinho, venceu na categoria de mais de 18 anos, e o Prémio Melhor Curta-metragem até aos 24 minutos foi entregue a Steakhouse.