Novo volume aborda os clubes de Espinho e alguns dos maiores desportistas (Fotografia: DR)

O décimo primeiro volume dos “Cadernos d´Espinho” é inteiramente dedicado ao desporto local e tem lançamento marcado para sábado, dia 26 de novembro, às 16H30 no Auditório da Junta de Freguesia de Espinho.

Temos Campeões é o nome do mais recente livro da coleção Cadernos d’ Espinho onde, desta vez, o desporto é a personagem principal.

O décimo primeiro volume da coleção produzida pelos jornalistas Mário Augusto e Luís Costa, o historiador Armando Bouçon e o designer Pedro Pinheiro realça o feito de alguns desportistas espinhenses de renome, mas relata também a história e o percurso de três entidades bem conhecidas como é o caso do Sporting Clube de Espinho, Associação Académica de Espinho e Oporto Golf Club.

“O clube da raça vareira, indubitavelmente o clube mais popular do concelho, foi fundado em 11 de novembro de 1914 por um grupo de jovens espinhenses que gostava de futebol. Neste volume revisitamos a sua história centenária, nomeadamente a glória alcançada com a conquista do seu primeiro troféu, em 1918, quando o Sporting de Espinho venceu a Taça de Honra da Associação de Futebol do Porto. Mas não foi fácil. Tudo por razões inusitadas que nada têm a ver com futebol e sim com uma corrida de touros”, começam por desvendar os autores.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 24 de novembro de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€