Professores em greve fizeram cordão humano em frente à Escola Dr. Manuel Laranjeira

Foto: DR

A Escola Dr. Manuel Laranjeira esteve paralisada, esta manhã [15 de dezembro] devido à greve dos professores. Muitos dos alunos acabaram por não ter aulas aos primeiros tempos e largas dezenas de docentes do agrupamento de escolas fizeram um cordão humano em frente àquele estabelecimento de ensino e deslocaram-se, posteriormente, até à Escola Sá Couto.

Recorde-se que na passada terça-feira, também os professores do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida aderiram, em grande número, à greve e acabaram por se deslocar desde a escola sede até ao largo da Câmara Municipal, empunhando vários cartazes.

Nesta greve que os sindicatos prometem ser por tempo indeterminado, os professores deverão aderir, sobretudo, aos primeiros tempos de aulas.

Em questão, nesta luta dos professores, estão temas como a contabilização do tempo de serviço e a possibilidade de reforma depois de 36 anos de serviço, as propostas de modelo de concurso de colocação de docentes e a criação de conselhos locais de diretores, que poderão decidir sobre a alocação às escolas dos docentes integrados em cada mapa interconcelhio, ficando, por isso, sob a alçada dos municípios.