Futebol: Regresso do SC Espinho ao futebol profissional com luz ao fundo do túnel

Foto: Mário Gouveia/Arquivo

Sócios da UD Vilafranquense aprovam venda de 10% da SAD e abrem caminho ao negócio com o clube vareiro. Tigres terão de validar projeto em assembleia geral.

Foi dado na passada sexta-feira um importante passo no sentido de se concretizar o regresso do SC Espinho aos campeonatos profissionais de futebol. Os sócios da União Desportiva Vilafranquense (UDV) aprovaram, por maioria, com 90 votos a favor, 29 votos contra e cinco abstenções, a transmissão de 10% da SAD para a empresa Números Mouriscos – Unipessoal, lda, detida por Rubens Takano Parreira, um empresário brasileiro que tem Henrique Sereno, ex-futebolista de FC Porto e Vitória de Guimarães, a representá-lo no futebol.

A decisão do clube ribatejano não foi pacífica, mas acabou por ser tomada. O presidente da SAD, Henrique Sereno, segundo o jornal Record, foi perentório afirmando que tentou “chegar a um acordo com o clube há mais de seis meses”.

“A nossa intenção é só uma: queremos sair. Estamos a tentar sair a bem, mas saímos a bem ou a mal. Aqui não vamos ficar”, garantiu o antigo internacional português que dirige a SAD.

“Comprámos a SAD por 1,8 milhões de euros, com dívida. Demos 20 mil euros pelos 10% da SAD ao senhor David Pato. O que andamos aqui a fazer é dar muito mais do que aquilo que merece. Só temos de votar e não há mais nada a fazer”, disse Henrique Sereno na Assembleia Geral da UDV.

Tal como o jornal Defesa de Espinho já havia noticiado em novembro passado, a Números Mouriscos – Unipessoal, Lda, detida por Rubens Takano Parreira, já manifestou a intenção de investir no Sporting Clube de Espinho, usando os direitos desportivos de participação na 2.ª Liga transferindo-os para os tigres.

Tudo está, por isso, mais facilitado uma vez que a Números Mouriscos irá ficar detentora da totalidade da SAD. Resta, agora, o SC Espinho desencadear o processo da sua parte, nomeadamente com a apresentação do projeto aos seus associados, que terão de o validar em Assembleia Geral.

O projeto em questão passa pela constituição de uma SAD para Sporting Clube de Espinho, que irá adquirir os direitos de participação desportiva da UDV Vilafranquense SAD, ficando assim com a possibilidade de se substituir a esta na 2.ª Liga. Um processo muito semelhante ao registado pelo Estrela da Amadora com o Club Sintra Football.

Artigo completo na edição de 22 de dezembro de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.