Atravessamos uma época de muitos desafios e esperam-nos períodos difíceis e exigentes. Se já era meritório ter a consciência da importância da poupança, agora torna-se quase uma necessidade. A melhor forma de incutir hábitos saudáveis é desde pequeno, aprendendo a importância do dinheiro e como o gastar de forma consciente.
O mais importante é falar com os mais pequenos de forma clara, explicando a importância do dinheiro e de poupar, de terem noção que é preciso pagar mensalidades ou rendas de casa ou do automóvel. Fazê-los compreender a importância do orçamento, de acordo com os ganhos e com as despesas. E para isso, nada melhor que a prática de pequenas responsabilidades, como uma mesada, para poderem gerir o próprio dinheiro e tomarem decisões. Faça compras conscientes, ensine os mais pequenos a pensarem e ponderarem antes de comprarem: “realmente preciso disto… se comprar isto não posso comprar aquilo…”.
Ensiná-los a pensar é o primeiro passo para a literacia financeira. Estando já habituados à mesada, estabeleça metas mais desafiadoras. Por exemplo, pouparem para comprarem aquele brinquedo preferido, umas férias etc. Acompanhe o processo e ajude-os a atingir o fim desejado. Ainda muito importante é ser um bom exemplo, pois os pequenos aprendem por imitação.
DICAS:
- Estabeleça uma mesada
- Leve-os às compras e ensine a importância de ter um consumo consciente
- Incentive-os a estabelecerem metas e pouparem para as atingirem
- Seja um bom exemplo
A rubrica Cada €uro Conta é uma parceria entre o jornal Defesa de Espinho e a DSI Intermediários de Crédito. Conteúdo patrocinado.
*no nosso sítio da net, pode descarregar a folha de calculo para o orçamento mensal e também o Kakebo visite www.dsintermediarioscreditoespinho.com