Temos passado por diversos desafios, entre os quais a pandemia, a guerra, a inflação e a perda de poder de compra. Faz, por isso, cada vez mais faz sentido planearmos com antecedência e preparamos o nosso futuro financeiro.

O início do ano é altura de balanço e planeamento. Quanto ao balanço, estamos mais resilientes e atentos fruto dos desafios, o que nos dotou de novas valências e competências. As crises, por muito más que sejam, devem ser usadas como oportunidades de crescimento.

Planear o ano, é uma maneira de alcançarmos os nossos objetivos financeiros e estarmos preparados para imprevistos.
Comece por analisar os seus ganhos e despesas atuais, para perceber a sua situação. Faça uma lista das despesas fixas e variáveis. Defina os objetivos para o ano, como comprar casa ou poupar para a reforma. Crie um orçamento mensal possível de executar, não se esqueça das despesas fixas, variáveis e as metas de poupança. Vá revendo regularmente o
orçamento, para garantir que o está a seguir, e fazendo ajustes caso necessário. O planeamento é uma ferramenta viva e dinâmica, e é importante adaptá-lo ao longo do ano, conforme mudem as necessidades e objetivos, sem perder o foco.

Ao planear o ano, sabemos que não há como fugir à inflação, obrigando a algumas estratégias.
Quanto a investimento, o ideal será em ativos que valorizem com a inflação, como imóveis, metais preciosos e títulos do tesouro.
Sendo possível, negoceie o salário tendo em conta os aumentos dos preços (deslocações, luz gás se trabalhar de casa) etc. Opte por reduzir, ou até mesmo cortar, gastos desnecessários. Obtenha fontes de rendimento alternativas, se possível renda passiva, como aluguer de imóveis.
Procure ativos de investimento que valorizem com a inflação e negoceie os contratos de telecomunicações, gás, entre outros.

Estas são algumas dicas para ajudar a passar esta altura mais exigente, sem perder o foco no que realmente importa e tendo tempo para o que importa.

DICAS:

  • Reveja os seus contratos
  • Estude a possibilidade de alterar os tarifários domésticos
  • Faça uma lista das despesas fixas e variáveis
  • Reduza ou corte despesas desnecessárias
  • Estabeleça metas para o ano
  • Faça um orçamento
  • Altere ou ajuste o orçamento sempre que necessário
  • Procure investir em ativos que valorizem com a inflação

A rubrica Cada €uro Conta é uma parceria entre o jornal Defesa de Espinho e a DSI Intermediários de Crédito. Conteúdo patrocinado.

*no nosso sítio da net, pode descarregar a folha de calculo para o orçamento mensal e também o Kakebo visite www.dsintermediarioscreditoespinho.com