Atletismo: EV-Peraltafil com muita estrada (ainda) por correr

Atletas dos Estrelas Vermelhas-Peraltafil treinam junto à praia, em Silvalde (foto: Francisco Azevedo)

Já lá vão cerca de oito anos a participar em várias competições de estrada. O Estrelas Vermelhas – Peraltafil conta com mais de duas dezenas de atletas e um conjunto de troféus. As conquistas e a paixão pelas corridas tornaram a equipa uma referência nacional nos campeonatos veteranos.

LEONEL SILVA, figura de proa do clube do futebol popular, Estrelas Vermelhas, teve a ideia de criar uma secção de atletismo na coletividade, há cerca de oito anos. O vice-presidente da formação silvaldense recorda a história que começou com um grupo de amigos a pedir umas camisolas de patrocínio para umas corridas.

“Juntávamo-nos na Nave Desportiva para correr. Como todos me conheciam, sabendo que estava no Estrelas Vermelhas e que me dava muito bem com Belmiro Peralta, proprietário da Peraltafil, pediram umas camisolas para andarem a correr. Com este pretexto das camisolas, foi criada a equipa de

atletismo”, lembra Leonel Silva.

À semelhança do futebol, a equipa também enfrenta anualmente entradas e saídas. “No início tínhamos, aproximadamente, 15 atletas, mas foram saindo para o GD Ronda e para o Fiães e acabámos por ficar com seis. Com o fim do projeto em Fiães, muitos regressaram ao nosso clube. Mais tarde filiámo-nos na Associação de Atletismo de Aveiro e, atualmente, temos 22 atletas”, explica.

A equipa EV-Peraltafil participa em diversas provas e foi campeã no corta-mato, em 2018 e 2019, sagrando-se, em 2020, vice-campeã distrital de Aveiro. “Temos conseguido excelentes prestações, o que nos deixa particularmente orgulhosos”, sublinha Leonel Silva.

Artigo completo na edição de 26 de janeiro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.