Presidente da Câmara concentra maioria dos pelouros

Foto: Bruno Caprichoso

Defesa de Espinho teve acesso ao despacho assinado por Maria Manuel Cruz com a distribuição das áreas funcionais pela vereação do Executivo. Lurdes Rebelo apenas ficará com as pastas da Administração Geral e Apoio aos Órgãos Autárquicos e Saúde. Luís Canelas, vice-presidente, ficará responsável por Eventos, Juventude e Desporto entre outras. A Ação Social continua com Leonor Fonseca.

A presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, irá ficar com a maioria dos pelouros que estavam sob responsabilidade do ex-presidente, Miguel Reis, conforme noticiámos na anterior edição. A autarca, num documento ao qual a Defesa de Espinho teve acesso (Despacho N.º 10/2023 de 25 de janeiro de 2023), já procedeu à distribuição de áreas funcionais pela vereação do Executivo, com a respetiva delegação e subdelegação de competências nos vereadores Luís Canelas (vice-presidente da Câmara), Leonor Lêdo da Fonseca e Lurdes Rebelo.

A presidente, Maria Manuel Cruz terá sob sua responsabilidade direta as Águas e Saneamento, Apoio Jurídico, Aprovisionamento e Contratação Pública, Cultura, Educação, Execuções Fiscais, Fiscalização Municipal, Gestão Financeira, Limpeza Urbana, Obras Municipais, Obras Particulares e Licenciamentos, Obras por Administração Direta, Ordenamento do Território e Desenvolvimento, Outros Serviços Básicos, Parques e Jardins, Património e Equipamentos Culturais, Planeamento, Proteção Civil e Conselho Municipal de Segurança, Resíduos Sólidos e Transparência Municipal.

À vereadora Leonor Lêdo da Fonseca foram-lhe atribuídos os pelouros da Ação Social, Arquivo Municipal, Atendimento Municipal de Espinho, Coletividades, Comércio Tradicional, Contraordenações, Feiras e Mercados, Gestão do Cemitério Municipal, Habitação, Igualdade, Recursos Humanos e Turismo.

O vereador Luís Canelas terá responsabilidades nas áreas do Ambiente, Animais, Comunicação, Desporto, Economia e Inovação, Eventos, Gestão da Frota Automóvel, Informática e Modernização Administrativa, Juventude, Mobilidade, Trânsito e Transportes, Praias e Mar e Transportes Coletivos do Município.

Por fim, Lurdes Rebelo terá, apenas, dois pelouros: Administração Geral e Apoio dos Órgãos Autárquicos e Saúde.

Vereadores do PSD não foram informados do despacho

Os vereadores eleitos pelo Partido Social Democrata (PSD), não foram informados sobre o despacho emitido pela presidente da Câmara com a distribuição de pelouros pelos membros do novo Executivo. “As dificuldades notam-se no funcionamento da Câmara, que está disfuncional e desorganizada. As equipas estão com dificuldades em saber o que fazer e não estão a passar a informação como deverá fluir. Por exemplo, o despacho que atribui os pelouros chegou à Assembleia Municipal, nomeadamente aos vogais, mas não chegou aos vereadores do PSD na Câmara Municipal”, afirmou o presidente da Comissão Política Concelhia de Espinho dos social-democratas, Paulo Leite. “É o reflexo da degradação e constitui um sinal de alerta”, avisa o líder do PSD.

“O Partido Socialista deverá refletir sobre tudo o que está a acontecer, sob pena de Espinho vir a ser prejudicado”, acrescenta.

Artigo completo na edição de 2 de fevereiro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.