Já diz o ditado, ano novo vida nova. Então, porque não aplicá-lo à sua vida financeira?
Temos passado períodos difíceis e desafiantes, mas é possível aproveitarmos esses desafios como aprendizagens.

O primeiro passo é passar da intenção à prática, com medidas firmes e mantendo o foco. Para isso, é preciso criar um orçamento familiar onde constem todas as despesas e receitas. Dessa forma consegue no imediato perceber onde pode eventualmente fazer cortes. Depois,
como em qualquer orçamento, deve tentar diminuir nas despesas e aumentar as receitas. Aparentemente subir a receita pode ser complicado, mas existem formas para o fazer como, por exemplo, vender o que já não usa.

Com o orçamento feito e definidas as metas, chega a altura de ponderar e renegociar os contratos procurando melhores soluções ou planos que se adequem ao seu consumo de luz
e telecomunicações. Deve também nesta fase rever os créditos, começando pelos mais caros (cartões de crédito). O ideal seria sempre tentar liquidá-los aumentando assim o rendimento disponível e reduzindo os juros. Depois disso seguem-se os outros planos, os pessoais, auto e
casa. Estude a hipótese de os consolidar ou até a possibilidade de uma transferência de crédito habitação com inclusão das mesmas. Sendo esse o caso, ou não, nesta fase faz sentido rever as condições do crédito habitação.

Tendo as resoluções tomadas, os contratos negociados e os créditos analisados, segue-se o mais difícil: mudar os hábitos de consumo. Para isso é preciso identificar o que necessário e o que é supérfluo evitando as compras por impulso. Lembre-se que se não vai usar, por muito barato que seja, está caro.

É chegada então a altura de estabelecer metas e que devem ser concretas e exequíveis. Por exemplo, em julho, três mil euros para férias. Qual o valor a retirar todos os meses para o alcançar? Feitas as contas, crie uma conta poupança para o efeito.
Após as metas definidas tente consumir de forma mais sustentável, ou seja, consumir menos (desperdiçar menos) reciclar e reutilizar em vez de deitar fora e comprar novo. Aproveite também o balanço para poluir menos. Se está a pensar trocar de carro pondere um carro elétrico onde pode aproveitar benefícios fiscais como a isenção de IUC. Outra opção para casa, caso tenha essa oportunidade, é gerar a própria eletricidade através da utilização de painéis solares.

Por fim, é hora de pensar em investir.
Assim que começa a poupar deve começar a multiplicar o seu dinheiro e existem opções para todos os bolsos desde depósitos a prazo até fundos imobiliários e certificados de aforro.
Mas antes de optar por produtos mais complexos deve estar devidamente informado e consciente dos riscos, até porque existem produtos sem risco com fundo de garantia de depósitos. Acabaram-se as desculpas! Vamos começar o ano em grande!

DICAS:

  • Faça uma lista antes de ir ao supermercado;
  • Distinga o essencial do supérfluo;
  • Estude os seus contratos;
  • Faça um orçamento;
  • Aumente a receita;
  • Analise os seus créditos;
  • Estipule um plano e mantenha-se fiel ao mesmo;

A rubrica Cada €uro Conta é uma parceria entre o jornal Defesa de Espinho e a DSI Intermediários de Crédito. Conteúdo patrocinado.

*no nosso sítio da net, pode descarregar a folha de calculo para o orçamento mensal e também o Kakebo visite www.dsintermediarioscreditoespinho.com