À semelhança de milhões de ucranianos, a vida de Nataliia Yudina foi virada do avesso na manhã de 24 de setembro de 2022. Mãe de um filha bebé, a jovem de 35 anos teve de suportar uma viagem de 22 horas de comboio para fugir do país e acabou, dois meses depois, por ser acolhida numa família de Paramos. O seu testemunho no Destaque da semana, um ano depois da invasão de Putin, é essencial para se compreender a tragédia do regresso da guerra à Europa.
Em semana de Carnaval, o regresso do desfile das escolas nas ruas da cidade é tema central em 4500 Espinho. Mas há outras notícias relevantes, como a discrepância de 350 mil euros na dotação atribuída ao Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira, que está a gerar críticas na oposição; ou a distinção que Amério Couto recebeu num concurso mundial de panificação (4500 Freguesias).
Com Opinião de Tito Miguel Pereira, a edição conta ainda com uma reportagem sobre o ciclismo do GD Ronda em Defesa-Ataque e uma antevisão à jornada decisiva no futsal distrital masculino, onde há duas equipas espinhenses em destaque. Em OFF, há guia de fim de semana por Sabrosa e um Comércio Local com as primeiras sugestões primaveris