O Município de Espinho vai avançar com a construção de um edifício, junto dos armazéns de pesca em Silvalde, para a instalação do Dispositivo de Salvamento Aquático (DSA) de Espinho que, até então, não dispõe de uma base própria.
Assim, vai ser assinado, no próximo sábado, [25 de fevereiro] às 14h45 um memorando de entendimento entre a presidente da Câmara Municipal, o presidente da Escola Nacional de Bombeiros (ENB) e o presidente da Associação Humanitária Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho que servirá para a concretização do projeto que vai contemplar, igualmente, uma unidade local de formação da ENB especializada na área do salvamento aquático.
Segundo a autarquia, o projeto já está validado pela Agência Portuguesa do Ambiente e é “essencial para a garantia da segurança dos veraneantes e da atividade piscatória”.
O DSA é “um dispositivo altamente especializado com diferentes graus de prontidão ao longo de todo o ano, garantindo a intervenção em toda a frente de praia do concelho e o apoio especializado aos nadadores salvadores durante a época balnear. Desde a sua criação já respondeu a 212 ocorrências, entre as quais 54 salvamento de náufragos”.