PARI é a sigla para “plano de ação para o risco de incumprimento” e trata-se de uma iniciativa implementada pelas instituições de crédito para acompanhar os contratos de prevenir possíveis incumprimentos. A premissa do PARI é fomentar uma relação próxima entre clientes e instituição, estando em vigor desde 2013 e publicado em Diário da República pelo decreto-lei nº 227/2012 de 25 de outubro.

Num contrato, o cliente bancário tem direitos e deveres para evitar situações de incumprimento. Deve consultar os rendimentos (fazer um orçamento), para assegurar ser possível o pagamento mensal. Fornecer às instituições informações verdadeiras e claras. Manter uma atitude preventiva, antecipando possíveis dificuldades e, por fim, alertar as instituições sobre um possível incumprimento.

O PARI visa precisamente evitar que os contratos não sejam cumpridos, bem como as ações judiciais consequentes, dando às instituições a possibilidade de reestruturar o crédito.

Pode ser implementado a pedido do próprio cliente ou se for detetada pela instituição risco devendo recolher todas as informações necessárias. Assim que os bancos/instituições detetem sinais de degradação financeira, que possam levar ao incumprimento, dispõem de 10 dias para contactar o cliente. Em caso de desemprego ou doença, a instituição é obrigada a informar os clientes dos seus direitos. Confirmando-se a situação de risco, a instituição deve apresentar uma proposta de reestruturação da dívida, que pode passar pela diminuição da taxa, pela consolidação de créditos, entre outras soluções. Se o cliente achar que não teve o acompanhamento necessário, deve informar o Banco de Portugal.

Caso sinta dificuldade em cumprir as suas obrigações, deve ter uma atitude preventiva e alertar as instituições, uma vez que existem formas de ajuda.

DICAS:

  • Ter um orçamento atualizado
  • Em caso de doença ou desemprego comunicar às instituições
  • Estar atento às suas responsabilidades
  • Usar sempre o crédito de forma consciente

A rubrica Cada €uro Conta é uma parceria entre o jornal Defesa de Espinho e a DSI Intermediários de Crédito. Conteúdo patrocinado.

*no nosso sítio da net, pode descarregar a folha de calculo para o orçamento mensal e também o Kakebo visite www.dsintermediarioscreditoespinho.com