A colocação de nove postos fixos exteriores com equipamentos de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) e a formação de 1000 pessoas certificadas num período de três anos, fazem parte do Plano Municipal de Desfibrilhação Automática Externa de Espinho (PMDAEE) que foi apresentado hoje [1 de março] na Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva.
Trata-se de um investimento de cerca de 50 mil euros que faz com que o Município de Espinho já esteja entre os 89 municípios portugueses com a certificação em DAE.
O Município de Espinho quer ver formados e certificados 270 operacionais até ao final de maio deste ano e adjudicadas e implatadas as cabinas com os disfibrilhadores até ao final de junho.
No âmbito do PMDAEE serão instalados os nove postos fixos em locais estratégicos e que irão permitir a cobertura de vários locais públicos de interesse, nomeadamente junto ao Casino Espinho, Largo José Salvador, espaço norte da feira semanal, exterior da Escola Sá Couto e exterior do FACE. Seis destes equipamentos terão a abrangência destes locais públicos num raio de 150 metros, dois serão colocados nas escolas secundárias Dr. Manuel Laranjeira e Dr. Manuel Gomes de Almeida e um num veículo da Polícia de Segurança Pública.
Na cerimónia de apresentação do PMDEE, a presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz sublinhou a importância do investimento e da implementação destes equipamentos e manifestou a vontade de o ver alargado às freguesias do concelho.