Como está referido no site do Banco de Portugal, “um contrato de crédito é um acordo através do qual uma instituição de crédito (credor ou mutuante) disponibiliza dinheiro a um cliente bancário (devedor ou mutuário), que fica obrigado a devolver esse montante ao longo de um prazo acordado, acrescido de encargos com juro e outros custos”. Tendo em conta as suas necessidades, deve informar-se sobre os tipos de crédito disponíveis, podendo assim perceber qual é mais adequado para a sua situação. Conheça então os diferentes tipos de crédito.
CRÉDITO À HABITAÇÃO
Atualmente, são muitas as famílias que recorrem ao crédito à habitação, sendo por vezes a única forma de comprar casa. O financiamento máximo permitido pelo Banco de Portugal é de 90%, valor que varia entre as instituições financeiras e que, por vezes, não ultrapassa os 80%. O crédito à habitação abrange os seguintes contratos de crédito:
- Aquisição ou construção de habitação própria permanente, secundária ou para arrendamento
- Aquisição ou manutenção de direitos de propriedade sobre terrenos ou edifícios já existentes ou projetados
- Pagamento do sinal no âmbito da futura aquisição de imóvel para habitação própria permanente, secundária ou para arrendamento
TRANSFERÊNCIA DE CRÉDITO À HABITAÇÃO
Transferência de crédito à habitação é, como diz o nome, a transferência do seu processo de crédito para outra instituição financeira que apresente melhores condições. Isto resulta numa poupança significativa.
CRÉDITO AOS CONSUMIDORES
Este financiamento destina-se à compra de outro tipo de bens e serviços. Esta modalidade inclui os seguintes créditos:
- Crédito pessoal:
Diferente de outros financiamentos, uma vez que não tem um objetivo específico. É celebrado para financiar a aquisição de bens de consumo, por exemplo computadores, viagens, educação e saúde.
- Crédito Automóvel:
Financiamento em que o objetivo é a compra de um carro. Ainda dentro do crédito aos consumidores existe o cartão de crédito, a facilidade de descoberto e a ultrapassagem de crédito.
CRÉDITO AOS CONSOLIDADO
Este tipo de crédito é a junção de vários créditos numa única prestação mensal, tendo a possibilidade de reduzir as amortizações mensais até 60%. Existem bastantes opções diferentes e muitos pormenores a ter em conta, por isso é sempre bom estar acompanhado de um especialista
A rubrica Cada €uro Conta é uma parceria entre o jornal Defesa de Espinho e a DSI Intermediários de Crédito. Conteúdo patrocinado.
*no nosso sítio da net, pode descarregar a folha de calculo para o orçamento mensal e também o Kakebo visite www.dsintermediarioscreditoespinho.com