290 peças em pedra para reconstruir a fachada da antiga sede do SC Espinho

Foto: Defesa de Espinho/DR

A fachada do edifício da antiga sede do Sporting Clube de Espinho, que fora antes o Balneário Marítimo, foi classificada como interesse histórico e cultural. Contudo, devido à sua degradação, foi demolida, mas a história não será perdida.

A empresa Gárgula Gótica, sedeada na Batalha, está a trabalhar há quase dois anos nas 290 peças de granito e num vitral, réplicas da antiga fachada. Um trabalho minucioso e muito exigente, que requer condições climatéricas muito específicas, sobretudo na fase final de colocação das peças na fachada.

Em 1998, Alzira Antunes, juntamente com António Moreira, fundaram a Gárgula Gótica, uma empresa dedicada à cantaria artística e escultura. A fundadora é uma antiga aluna da escola de cantaria artística do Mosteiro da Batalha e foi aí que, juntamente com o seu colega, Alzira Antunes percebeu que era nesta área que pretendiam prosseguir as suas vidas profissionais. Em 2019, o colega abraçou outros projetos, nomeadamente
numa “empresa vocacionada para o trabalho de maquinação, que é nossa parceira”, revela.

Na Gárgula Gótica, “todo o trabalho é feito praticamente à mão”, construindo “peças únicas” por um grupo de seis pessoas. As peças trabalhadas são feitas, maioritariamente, em granito, mas também em
madeira ou em bronze. Alzira Antunes lembra que o trabalho é meticuloso, variado e com recurso a vários parceiros produzindo peças em bronze, ou em vitral, como é o caso da fachada da obra em Espinho.

“A estrutura onde será colocado o vitral é toda trabalhada em arte nova e está a ser executada por um nosso parceiro que trabalha no metal”, revela Alzira. “Todo o trabalho que estamos a fazer é uma réplica daquilo que estava na fachada do prédio”, acrescenta.

Artigo completo na edição de 16 de março de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.