Lixo espalhado junto às casas de banho públicas da praia da Baía foi uma das realidades encontradas (Fotografia: Sara Ferreira)

Sacos de lixo acumulados, cheiro incomodativo de contentores ou dejetos espalhados pelas ruas são as principais críticas dos cidadãos ouvidos pela Defesa de Espinho. Apesar de pedirem mais ação de quem tem o poder de responsabilizar, espinhenses admitem que alguns populares também têm culpa no cartório.

Os últimos dias têm sido de sol, de passeios e caminhadas pela cidade, mas também de algumas críticas. Junto à beira-mar, apesar do dia convidativo e do aroma agradável a maresia, Pedro Miguel não deixa de lamentar o lixo com que se deparou junto à escadaria da praia da Baía, nas imediações das casas de banho públicas.

À Defesa de Espinho, este cidadão espinhense, aponta o dedo à falta de atenção, mas admite que a responsabilidade é de todos. “Gosto muito de estar junto à praia nestes dias de bom tempo, sento-me várias vezes nas escadas da Baía e já não é a primeira vez que vejo sacos de lixo acumulados junto às paredes da casa de banho. Também há muita areia espalhada nesta zona, mas isso eu compreendo e até nem acho que seja o mais importante, pois é o lixo que todos devemos condenar. Sei que é da responsabilidade dos funcionários fazer esta limpeza, mas todos nós temos certa culpa. Acho que os espinhenses deviam ter mais cuidado na hora de deixar o lixo fora porque também devemos ajudar a manter a cidade limpa”, defende Pedro Miguel.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 23 de março de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€