A jovem espinhense, Maria Manuel Lopes, conquistou o título de campeã do mundo de Kempo, na categoria de 60 kg femininos. A atleta, estudante de Medicina na Universidade de Coimbra, integrada na seleção nacional, ficou à frente de duas espanholas e uma romena, no escalão sénior, conquistando, assim, a correspondente medalha de ouro.
Tratou-se de um feito verdadeiramente notável na mais alta competição da modalidade que decorreu no passado fim de semana nas Caldas da Rainha.
“Foi a prova mais difícil que tive até agora”, confessou à Defesa de Espinho, acrescentando que, nesta prova em particular, “senti uma pressão acrescida porque estava em causa o nome de Portugal, o do meu país”.
A jovem espinhense afirma que se tratou, por outro lado, de uma “sensação incrível” porque este é o título que conquistou até agora que mais significado tem para si: “Foi para isto que tenho vindo a trabalhar ao longo de tantos anos”.
Maria Manuel Lopes irá, agora, preparar-se para que no próximo ano possa voltar a participar no Campeonato do Mundo de Kempo e não esconde querer “repetir o feito”.
A atleta ainda este ano irá participar no Campeonato Nacional de Kempo, que está agendado para julho na cidade da Guarda e entre setembro e dezembro deverá participar em várias provas internacionais integrada na seleção nacional.