Apesar de ser um edifício histórico da cidade, a Vila Manuela já não tem qualquer funcionamento há bastante tempo, tendo sido totalmente destruída, depois de um incêndio em 2018.
Ao lado do Centro Multimeios está localizado o edifício Vila Manuela, que permanece num estado de degradação, sem solução aparente. Construído em 1908, o edifício está devoluto, sendo propriedade da Câmara Municipal.
Outrora, o edifício já funcionou como uma casa de saúde, carregando uma forte carga simbólica, mas ficou completamente destruído após a deflagração de um incêndio em setembro de 2018. Há mais de duas décadas que o espaço está sem utilidade.
A Vila Manuela chegou a ser objeto de um levantamento, avaliação e limpeza, por parte da Câmara Municipal de Espinho, em 2022, tendo chegado a ser visitado pelo antigo presidente do município, Miguel Reis. Naquela altura, uma das possibilidades para a nova vida da Vila Manuela seriam a requalificação com vista à sua transformação num “espaço dedicado à Assembleia Municipal de Espinho e com capacidade para acolher iniciativas artísticas e culturais”.
Artigo disponível, na íntegra, na edição de 22 de junho de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€