Praticar desporto durante as férias de verão

Foto: Francisco Azevedo

O Centro de Férias Desportivas (CFD) N’Os Mochos foi criado em 2013, na Associação Académica de Espinho, por Cláudio Laranjeira e Rúben Rocha. Em 2016, o projeto transitou para os Estrelas Vermelhas de Silvalde, onde se mantém até aos dias de hoje. Durante seis semanas cerca de 500 crianças aproveitam as férias escolares para praticarem as mais diversas atividades desportivas.

O projeto de Cláudio Laranjeira e de Rúben Rocha nasceu “para colmatar uma lacuna que existia no concelho” e destinava-se a ocupar, de forma saudável, com atividades desportivas, as crianças que se encontravam em férias.

O arranque foi no pavilhão Arquiteto Jerónimo Reis, numa parceria com a Académica de Espinho. Mas a partir de 2016 passou a ter como quartel-general a Escola Dr. Manuel Gomes de Almeida, com a qual foi estabelecido um protocolo.

“Tínhamos uma larga experiência de trabalho nesta área e decidimos organizar um centro de férias desportivas”, explica Cláudio Laranjeira, sublinhando que o N’Os Mochos está registado e licenciado pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).

“A Académica de Espinho, em 2016, optou por criar um projeto próprio e, por isso, encontrámos nos Estrelas Vermelhas de Silvalde, clube onde o Rúben Rocha foi atleta, o nosso parceiro”, explica o responsável.

“Deslocámos a nossa base para a Escola Manuel Gomes de Almeida por se tratar de um local que reúne todas as condições e infraestruturas para cumprir o nosso propósito”, dá nota. A localização privilegiada permite-nos a deslocação para a praia da rua 37 a pé, em poucos minutos”, refere.

NOVA BASE COM OUTRAS VALÊNCIAS

Para além das razões óbvias do espaço, o protocolo com a escola permite que todos os alunos do agrupamento tenham um desconto de 10% nas férias desportivas.

O programa para as férias das crianças, dos 6 aos 15 anos de idade, é variado e está voltado para as diversas modalidades que, normalmente não estão inseridas no programa escolar das crianças. “Sendo nós professores de Educação Física, conhecemos
o programa escolar neste âmbito e, por isso, procuramos trazer às férias desportivas outros desportos de forma a que as crianças possam ter uma experiência orientada que, por vezes, é decisiva na escolha do seu percurso desportivo”, avança Cláudio Laranjeira, dando como exemplo o skate e o surf que “é um contributo da Academia do Mar”, o tiro com arco, hóquei em campo, rugby, mas também o voleibol que contará com uma captação por parte da Académica de Espinho e o andebol, com a EFE Os Tigres.

Artigo completo na edição de 29 de junho de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.