No próximo fim de semana, os areais da Baía recebem os melhores do voleibol de praia nacional. O espinhense João Nuno Pedrosa sai na frente para esta prova do circuito interno, depois de vencer a primeira etapa, no Porto, com o colega Hugo Campos. A competição dá acesso ao Challenge do Circuito Mundial, que também se realiza em Espinho, a 13 e 16 de julho.
A etapa do Nacional irá trazer a Espinho os melhores jogadores portugueses, nomeadamente os campeões Campos/Pedrosa, Roberto Reis/Marcus Borlini, Guilherme Maia/Filipe Leite e José Pedro Monteiro/Sebastião Leão. Isto, no masculino. No quadro feminino, destaque para Beatriz Pinheiro/Inês Castro, Mariana Maia/Gabriela Coelho, Bárbara Freitas/Bruna Ribeiro e Fédora Lucas/Marta Pedrosa, esta última a jogar em ‘casa’ e a procurar melhorar o sétimo lugar obtido na etapa inaugural, realizada na praia Internacional do Porto.
“Espero que seja um campeonato renhido, com duplas muito fortes e experientes e que irão, com toda a certeza, dar muita luta dentro de campo”, evidencia a jogadora natural de Espinho, prima do campeão João Nuno Pedrosa. Marta mostra-se convicta de que as areias da Baía vão acolher “jogos muitíssimo interessantes” e antecipa “um campeonato diferente dos que conhecemos”. “O voleibol de praia é um momento que traz sempre muita gente à cidade de Espinho para ver a competição do World Tour que constitui um espetáculo incrível. São os melhores jogadores do mundo que estão em competição e esta etapa do nacional vem abrir, um pouco, o apetite para essa jornada do Mundial”, acrescenta Marta Pedrosa.
À espera de “muitos espetadores”, a jovem de 19 anos quer ver Espinho fazer parte do ressurgimento da modalidade. “O voleibol de praia está em grande crescimento e tem tido, cada vez mais adeptos e praticantes. Esta variante traz muitas vantagens para o desporto em si”, observa a atleta, para quem “ter uma etapa do Nacional na cidade de Espinho é um privilégio e é uma oportunidade para os jovens poderem ver, ao vivo, os melhores jogadores de Portugal”.
José Pedro Monteiro quer lutar por lugar no Challenge
No quadro masculino, o espinhense José Pedro Monteiro faz dupla com Sebastião Leão e ocupa o quarto lugar no quadro principal da segunda etapa da prova masculina, depois de ter obtido a quinta posição no Porto, atrás dos espinhenses Guilherme Maia/Filipe Leite (quarto lugar) e de Hugo Campos e João Nuno Pedrosa (vencedores e atuais campeões nacionais em título). A sua imediata ambição é lutar por um lugar na prova mundial, que irá realizar-se em uma semana após a etapa do Nacional.
“Esta etapa representa muito para mim porque é disputada na minha terra, na minha cidade”, começa por dizer José Pedro, que espera um desempenho “melhor do que na primeira etapa”. Sabendo da possibilidade de se qualificar para o Challenge, o ex-distribuidor do SC Espinho antecipa uma “etapa nacional muito competitiva porque qualquer das restantes duplas ambicionam estar presentes no Circuito Mundial”. “Este será o mosso objetivo e tudo faremos para que isso aconteça”, acrescenta o atleta espinhense.
Para o próximo fim de semana, José Pedro Monteiro considera que a dupla Campos/Pedrosa “é claramente favorita, pela atividade que os jogadores têm durante o ano”. “São profissionais de voleibol de praia. Na minha opinião são os candidatos a campeões nacionais”, afirma o atleta, acrescentando que “há mais três duplas que poderão competir ao mais alto nível, dando o seu contributo ao voleibol de praia português para que possa estar nos mais altos patamares, nomeadamente, Roberto Reis/Marcus Borlini, Guilherme Maia/Filipe Leite” e a sua própria dupla.
Artigo completo na edição de 6 de julho de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.