(Fotografia: Sara Ferreira)

Idosos e pessoas com problemas de locomoção têm visto a deslocação à Segurança Social e ao IEFP como uma tarefa quase impossível. Elevadores estão avariados e a solução só deve chegar em agosto.

Avariados há várias semanas, os dois elevadores do Mercado Municipal de Espinho não têm permitido o acesso de pessoas com mobilidade reduzida ao primeiro andar do edifício, onde se situam os serviços da Segurança Social e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), diariamente utilizados por vários cidadãos.

Apenas um aviso na porta dos elevadores informa da avaria. Sem conhecimento da situação, Alzira Santos deslocou-se ao Mercado Municipal para recorrer à Segurança Social com o objetivo de solucionar um problema relacionado com o filho. No entanto, após constatar que a única solução seria subir 20 degraus, a espinhense desistiu.

“Já cá tinha vindo em outra ocasião e subi pelo elevador, por isso hoje achei que seria igual”, comenta a cidadã à Defesa de Espinho. “Tenho 56 anos, não me considero velha para subir as escadas, mas infelizmente tenho um problema de saúde na anca e fazer esse esforço seria muito duro para mim”, admite Alzira que acabou por decidir regressar noutro dia. “Causa-me algum transtorno chegar aqui e não conseguir resolver os meus problemas, mas também sei que estas coisas acontecem”.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 13 de julho de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€