Pelo impacto que teve (e terá) em Espinho, a Operação Vórtex merece o Destaque desta semana. O Ministério Público (MP) avançou com as acusações e aponta nove crimes a Miguel Reis. Pinto Moreira também é visado com quatro acusações e já avançou com um pedido de renuncia ao mandato de deputado. Francisco Pessegueiro, João Rodrigues e José Costa são os outros intervenientes que mais vezes figuram no documento do MP.
A Linha de Alta Velocidade pode ainda estar longe de avançar, mas há planos efetivos para a construção. Guetim será a mais afetada e há habitações que serão demolidas. As explicações foram dadas na sessão de esclarecimento pública.
Colocamo-nos ao caminho e percorremos a Estrada Nacional 109. Se no centro da cidade o cenário parece regular, em Silvalde e Paramos o cenário é completamente diferente com buracos atrás de buracos. Há obras prometidas, mas até à data nada foi feito.
Num olhar sobre as freguesias, os antenses continuam privados da utilização da caixa de Multibanco desde que o equipamento foi vandalizado há dois meses. Em Espinho, o parque canino está aparentemente terminado, mas continua fechado por falta de regulamento.
A praia torna a dominar o desporto. O voleibol internacional trouxe memórias do passado com as vitórias das duplas norte-americanas e brasileiras no Open de Espinho. Bem perto, o andebol foi dominado pelo EFE Os Tigres.
Arnaldo Saraiva lembra a vida de José Marmelo e Silva com um livro escrito com a ajuda dos familiares do ilustre.