Arnaldo Saraiva escreveu livro a partir de uma ideia já com alguns anos (Fotografia: Sara Ferreira)

O livro O Real e a Ficção do Insubmisso foi escrito por Arnaldo Saraiva e lançado na Biblioteca Municipal pela voz de Seabra Pereira. A obra, que nasceu a partir de uma ideia já com alguns anos, está agora disponível e revela novos pormenores sobre a vida do escritor José Marmelo e Silva que adotou Espinho como a sua cidade.

A Defesa de Espinho conversou, em exclusivo, com o autor do livro e desvenda um pouco desta ideia que contou com a colaboração dos filhos de Marmelo e Silva.

Como surgiu a ideia de escrever este livro?

Podemos dizer que a génese deste livro começa quando José Marmelo e Silva vai ao Porto e me pede para fazer um prefácio para a nova edição do livro dele que se chamava Sedução. Fiquei muito contente e fi-lo. Já lia Marmelo e Silva, mas a escrita do prefácio obrigou-me a ligar-me ainda mais à obra dele e àquilo que foi produzindo. Mais tarde, quando Marmelo e Silva morreu, os filhos pediram-me para ver o que podíamos fazer pela memória do pai e veio a ideia de fazer um colóquio, que organizei na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Acabaram por se organizar e realizar várias ideias…

Sim, surgiu a ideia de publicar algumas coisas sobre José Marmelo e Silva, reunir as entrevistas e dedicar estudos de vários tipos. Fez-se uma fotobiografia, uma ideia minha, embora com a colaboração dos filhos [trabalho lançado em 2012], mas isso estava ou esgotado, ou deixava de circular, ou já não era legível, por isso veio a ideia de reunir alguns ensaios, mas eu disse que tinha algumas coisas novas para escrever sobre ele.

O que acabou por originar este livro…

No momento em que me pediram para reunir as informações, disse que queria juntar dois ensaios. Esse pedido foi há uns quatro ou cinco anos e eu andei a adiar, mas finalmente consegui. E é assim que se faz um livro. Não é um livro grande, nem é um grande livro, certamente, mas é o que pode ser sobre um autor que merece consideração, atenção e leitura.

Entrevista disponível, na íntegra, na edição de 20 de julho de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€