Andebol de praia: EFE Os Tigres conquistou mais dois títulos nacionais no masculino

Foto: Nazare Beach Events/DR

A Escola de Formação de Espinho (EFE) Os Tigres conquistou os títulos de campeã nacional de andebol de praia nos escalões masculinos de sub-18, e de sub-16, na fase final nacional que decorreu no fim de semana na Nazaré. No feminino, o clube espinhense alcançou o título de vice-campeão nacional nos sub-18. Os espinhenses alcançaram, ainda, quatro prémios individuais.

No sector masculino, a EFE Os Tigres esteve irrepreensível, seguindo o exemplo que os seniores do clube haviam alcançado há uma semana a esta parte em Espinho, na praia da rua 37. Os sub-18 espinhenses bateram, na final, na praia da Nazaré, a equipa local, por 2-0 (14-25 e 30-31), trazendo a medalha de ouro e as faixas de campeão para a cidade de Espinho.

O jogador espinhense Eduardo Magalhães (EFE Os Tigres) foi considerado o Melhor Guarda-Redes dos sub-18 e conquistou o correspondente troféu.

Nos sub-16 masculinos, a EFE Os Tigres derrotou, na final, a Associação Desportiva OSN. Um jogo emocionante e que acabou por ser decidido no shoot-out. O espinhense David Vieira foi considerado o Melhor Guarda-Redes do escalão de sub-16 masculino.

Não há duas sem três e os sub-14 masculinos da EFE Os Tigres também arrecadaram a ambicionada vitória e a medalha de ouro, numa competição que não contempla o título de campeão nacional. Na final, os jovens espinhenses garantiram a medalha de ouro ao derrotarem por 2-0 a Associação Desportiva OSN, que ficou com a medalha de prata. Os jogadores espinhenses Martim Bastos (MVP sub-14) e Gabriel Baptista (Melhor Guarda-redes sub-14) conquistaram os dois prémios individuais deste escalão.

No feminino a formação de Espinho foi derrotada na final de sub-18 pela equipa de Leça da Palmeira por 2-0, repetiu o feito de 2021/2022 e sagrou-se Campeã Nacional. As jogadoras espinhenses trouxeram a medalha de prata.

No escalão sub-16, a EFE Os Tigres ficou no quinto lugar, vencendo a Nazaré BHT, por 2-0 e nos sub-14, as espinhenses ficaram com a sexta posição ao perderem com as Vegetas BHC por 2-0.

Recorde-se que a Federação de Andebol de Portugal pretende trazer para Espinho, no próximo ano, a fase final nacional concentrada dos escalões de formação.