Época balnear: Cerca de duas dezenas de salvamentos no mar

Foto: Arquivo

O Dispositivo de Salvamento Aquático (DSA) dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho registaram, desde o início do ano até ao final da época balnear, 105 ocorrências nas praias, 21 das quais foram situações de afogamento.

Tratam-se de números provisórios, mas apontam para que se possa fazer um balanço positivo de uma época balnear marcada pelo tempo quente e pela presença, em elevado número, de pessoas nas praias espinhenses, desde Paramos até ao rio Largo.

Segundo o comandante dos Bombeiros do Concelho de Espinho, Pedro Louro, “as ocorrências correspondem, maioritariamente, a situações de doença súbita e de trauma. Não se registou nenhuma morte e todas situações de assistência às vítimas foram classificadas como vítimas leves. Quase todas as situações ocorreram no período correspondente à época balnear e em praias vigiadas, com destaque este ano para a Frente Azul que assinalou 13 ocorrências”, explica Pedro Louro, acrescentando que “a sul da praia 37 também houve cinco situações”.

O corpo de bombeiros do concelho de Espinho, por solicitação do Serviço Municipal de Proteção Civil, posicionou o Dispositivo de Salvamento Aquático (DSA) na praia dos Pescadores durante 19 dias em abril e um dia em maio, efetuando, ainda, o prolongamento após o período da época balnear entre os dias 11 e 17 de setembro. No entanto, Pedro Louro assegura que o DSA irá manter-se alerta e que está prevista a sua atividade durante o próximo fim de semana e “sempre que a avaliação de risco o sugira”.

Segundo o comandante dos bombeiros, “estas ativações do DSA fora do período formal da época balnear são essenciais nos momentos em que as condições meteorológicas promovem maior afluência à praia”, contribuindo, desta forma, “para a vigilância das praias e para uma intervenção mais célere caso se verifique alguma ocorrência”.

Pedro Louro lembra que o DSA de Espinho participou, ainda, “durante três dias nas buscas por um desaparecido no concelho de Ovar durante o mês de abril”.

Recorde-se que o Município de Espinho, colocou um nadador-salvador na praia das Sereias entre 15 de julho e 3 de setembro, assim como entre os dias 11 e 17 de setembro na praia da Baía.

SAFETYNOR ESTEVE EM CIMA DOS ACONTECIMENTOS

Apesar de um início de época balnear marcado com alguma instabilidade devido à escassez de nadadores-salvadores, a Safetynor (Associação de Socorro e Apoio Marítimo), com sede em Espinho, garantiu a assistência balnear nas praias concessionadas do concelho e nas praias de Paramos, Silvalde e Baía.

“Felizmente a época balnear arrancou de acordo com o plano que havíamos estabelecido, embora tivéssemos registado algum receio no que respeita à contratação de nadadores-salvadores”, afirma o presidente da Safetynor, Álvaro Brandão, acrescentando que, “com algum esforço conseguimos cativar elementos para a nossa equipa para Espinho”.

Por isso, Álvaro Brandão considera que “a segurança das nossas praias, durante toda a época balnear, foi eficaz”.

“Considero que o balanço é positivo”, assume o responsável da Safetynor, dando nota de que “aquilo que de menos positivo se registou foi o facto de alguns banhistas (poucos) questionarem os nossos nadadores-salvadores sobre as cores das bandeiras”.

“Houve uma ou outra ocorrência, mas o nosso pessoal esteve sempre pronto e à altura, dando a resposta adequada a cada uma das situações, naturalmente com a ajuda do DSA dos bombeiros”, diz Álvaro Brandão, assinalando que “todos os casos que surgiram não foram considerados de gravidade”, sublinha, acrescentando que “apenas se registaram dois casos em que houve a necessidade de transportar ao hospital por mera precaução”.

Artigo completo na edição de 21 de setembro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.