Casa do Benfica recebe a modalidade e é pioneira no país

Fotografia: Francisco Azevedo

A Casa do SL Benfica de Espinho acolheu a sua primeira modalidade. O futebol de caricas entrou nas águias espinhenses e é, agora, um projeto pioneiro em Portugal. A primeira jornada do Campeonato disputa-se a 30 de setembro em Braga.

O jogo de futebol de caricas veio para Espinho em 2020, pelas mãos de Pedro Sousa e de Sérgio Alcobia, que fundaram o Futebol de Caricas de Espinho. Dois anos depois, estes dois elementos juntaram-se à Casa do SL Benfica de Espinho, levando a novidade até à instituição sediada na rua 62.

O futebol de caricas apresentou-se no domingo passado aos sócios da Casa do Benfica, como a primeira modalidade que a coletividade espinhense acolhe. Um projeto que foi, de imediato, aceite pela direção. “O Sérgio Alcobia fez a proposta e formulou o convite para acolhermos a modalidade”, conta o vice-presidente, Hugo Gomes.

“Estudámos essa proposta e achámos que seria uma excelente oportunidade para termos uma modalidade desportiva”, acrescenta o dirigente. “Não temos muito tempo para nos dedicarmos à coletividade conforme é necessário e, por isso, não poderíamos ter pela frente um problema para resolver. Daí que tenhamos pensado muito bem em acolher o futebol de caricas e que tenhamos aceitado este projeto que não nos irá ocupar muito tempo”, esclarece.

Hugo Gomes confessa que o futebol de caricas, “em termos financeiros não será um grande encargo”. Por isso, o dirigente afirma que a direção do clube “está muito contente por abraçar este projeto”.

Novas dinâmicas

Hugo reconhece que a implementação da modalidade irá trazer outra dinâmica à Casa do Benfica. “Vai trazer mais pessoas ao nosso espaço e à nossa associação, mas, sobretudo, irá trazer mais crianças e jovens até aqui”, sublinha.

Sobre o jogo em si, Hugo Gomes confessa que não conhecia a modalidade, mas em pouco tempo foi capaz de entender a forma de jogar e as regras. “É um jogo muito simples que nos faz recordar o tempo em que jogávamos com os berlindes. É um jogo que não faz barulho e que traz uma competição muito saudável”, sublinha.

Artigo completo na edição de 28 de setembro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.