Oficina de Filosofia para estímulo do pensamento crítico e criativo das crianças

Fotografia: Sara Ferreira

Ideia da professora Margarete Gomes em colaboração com a Palavraria decorrerá até ao final do ano letivo. Projeto abrange crianças dos 6 aos 12 anos e visa “desenvolver valores e virtudes”.

O desenvolvimento do caráter e de habilidades socio emocionais, valores e virtudes, expressão e movimento/mindfulness, são alguns dos aspetos que irão ser desenvolvidos na Oficina de Filosofia/Caminhamos juntos, que irá realizar-se na Palavraria (rua 22, número 1108), aos sábados de manhã e às quartas-feiras ao final da tarde, ao longo do presente ano letivo.

Trata-se de um projeto da professora Margarete Gomes, facilitadora com formações em áreas de desenvolvimento pessoal, destinado a crianças dos 6 aos 12 anos de idade, cujo período de inscrição termina hoje (quinta-feira).

“Imagine-se que estamos num ginásio onde se pratica a flexibilidade, a resistência, a força e a agilidade – do pensamento”, explica a mentora do projeto, Margarete Gomes, acrescentando que se trata de uma “oficina de Filosofia para as crianças desenvolverem o pensamento crítico e criativo, cuidadoso e colaborativo”.

De acordo com a promotora da oficina de Filosofia, o objetivo é o de “tornar as crianças mais aptas a pensar e a expressarem-se, desenvolvendo valores e virtudes como a bondade, cooperação, lealdade, amizade e partilha de forma lúdica”, sublinha. É, sobretudo, “um trabalho em grupo, com grupos pequenos para que as crianças possam experienciar tudo isto”, refere a mentora do projeto. “As crianças podem ter um pensamento mais cuidadoso que pode ser trabalhado”, diz Margarete Gomes.

Artigo completo na edição de 28 de setembro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.