Ténis: Madalena Santos venceu Sistelmar Cup

Madalena Santos, jogadora da Espinho Tennis Academy, do Clube de Ténis de Espinho, venceu o Torneio Internacional Sistelmar Cup, que decorreu nos courts de piso rápido do Complexo de Ténis do Monte Aventino, no Porto.

Na prova com a categoria 3 do escalão sub-16, integrada no calendário juvenil da “Europe Tour” que se realizou durante o mês de setembro na cidade do Porto, a atleta treinada por Miguel Lapido, bateu na final de singulares, a jogadora do Clube de Ténis de Coimbra, Beatriz Castro. Madalena Santos derrotou a adversária, na final, por 6-3 e 6-0. Na meia-final, a atleta que representa o clube espinhense bateu Matilde Pereira, do Racket Sports Club de Leiria por 2-1, com os parciais de 7-6 (7/5 no tie-break), 2-6 e 6-2 e nos quartos de final afastou a ucraniana Maria Nozdrachova por 2-1 (6-3, 4-6 e 6-2).

Madalena considera que a final “foi um bom jogo”, mas reconhece que as grandes dificuldades surgiram nas duas partidas anteriores. “Foram os dois jogos a três sets. A Maria Nozdrachova é extraordinária e muito difícil de bater. Tive de correr muito nesse jogo, o que exigiu muita força nas pernas e a nível mental para aguentar a adversária ucraniana”, explica a jogadora da Espinho Tennis Academy, admitindo que ao passar por este jogo conseguiu “estar mais estável para o resto do torneio”.

Nas meias-finais, Madalena Santos teve um jogo tão duro como o anterior ao defrontar a Matilde Pereira. “Estava a perder no primeiro set por 5-1 e consegui virar. Foi uma partida muito longa, mas acabei por ser mais forte”, o que levou a que “não deixasse escapar a vitória”.

Madalena Santos passou a integrar, desse junho passado, a academia de ténis espinhense.

“Em junho participei em torneios com o Rodrigo Duarte e com o seu treinador, Miguel Lapido e gostei imenso deste contacto e do trabalho que estavam a realizar. Por isso, decidi deixar o Clube de Ténis do Porto e vim para Espinho”, conta a jovem tenista.

“Aqui tenho mais opções de treino e os horários que dispõem proporcionam-me mais tempo para os treinos. Por isso, sinto que em Espinho poderei evoluir muito mais”, confessa Madalena Santos.

Ao longo do verão a jovem tenista participou em vários torneios internacionais. Isso deu-lhe força e motivou-a para participar no Torneio Internacional Sistelmar Cup. “Já há muito tempo que estava à procura de uma vitória e consegui-lo no Porto foi ótimo”, afirma Madalena.

“Tenho trabalhado imenso e verifiquei que, afinal, tive a justa recompensa ao vencer a prova”, salienta.

Artigo completo na edição de 5 de outubro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.