Voleibol: Equipas de Espinho ambicionam ficar nos oito primeiros

Fotografia: Mário Gouveia/arquivo

Académica de Espinho-Académica S. Mamede e SC Espinho-CV Oeiras são os jogos de estreia para os dois principais clubes de Espinho na Liga Una, no próximo sábado. Longe de outros tempos, a realidade dos clubes espinhenses passa por ficar entre os oito primeiros.

Ficar nos oito primeiros lugares é o principal objetivo dos dois clubes espinhenses que integram a principal divisão do voleibol nacional – a Liga Una Seguros. Uma prova que, à semelhança do que se tem passado nos últimos anos, não será fácil, sobretudo para os orçamentos dos clubes de Espinho face aos investimentos de alguns dos adversários. Assim, e nas palavras do capitão dos mochos, Hugo Ribeiro, “todos os fins de semana iremos ter uma final para disputar”.

Na luta pela sobrevivência, todos os jogos contam e os pontos não podem ser desperdiçados. “O modelo competitivo deste ano não permite falhas durante a primeira fase a equipas que têm os objetivos bem traçados como a Académica de Espinho”, explica o jogador academista salientando que “qualquer vitória que consigamos será muito importante”.

Os academistas terão pela frente na primeira jornada a Académica de S. Mamede, um clube que tiveram de enfrentar também, curiosamente, na jornada inaugural da época passada. “O nosso adversário vai querer surpreender-nos de alguma forma, mas sinto que estamos preparados para isso”, diz Hugo Ribeiro, acrescentando que “qualquer erro poderá ser crucial na definição dos oito primeiros classificados, pois é esse o nosso principal objetivo”.

O atleta academista sente que a sua equipa “está forte” e que é capaz de conjugar a experiência de dois ou três jogadores no campeonato com a juventude. “Estes atletas mais velhos ajudam a integração dos mais novos”, refere o capitão, salientando que “a Académica de Espinho é um clube formador e que está a apostar nos jovens”.

Hugo Ribeiro faz questão de enaltecer o trabalho feito no clube na época passada ao integrar os jovens jogadores na equipa sénior. “Isto permite-nos afirmar que temos uma equipa mais forte”, salienta.

“Temos todas as condições para alcançar o que pretendemos”, afirma o atleta, ressalvando que a equipa “não poderá vacilar”. “No ano passado, com a Académica de S. Mamede, perdemos na negra e, depois, sentimos algumas dificuldades no apuramento para os oito primeiros que só ficou decidido no final”, recorda.

“Vamos procurar assegurar, o mais rapidamente possível, o nosso objetivo e, a partir daí, num modelo competitivo a duas voltas, de acordo com o que for acontecendo poderemos estipular novas metas”.

Tigres acreditam que as coisas serão diferentes

Objetivos idênticos ao dos academistas tem o SC Espinho. “O nosso objetivo é ficarmos nos oito primeiros lugares”, assume o treinador dos tigres, Tiago Rachão.

O técnico espinhense lembra que o primeiro jogo, no próximo sábado, será muito importante. “Será o nosso primeiro teste oficial e uma partida difícil como esperamos que sejam todas daí em diante”, salienta. “Jogamos em casa e pretendemos mostrar-nos diferentes em relação à época passada, sendo uma equipa bem mais competitiva”, promete Tiago Rachão.

O treinador alvinegro destaca o trabalho que a equipa fez ao longo da pré-temporada.

Artigo completo na edição de 5 de outubro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.