Entronização de 13 novos confrades é um dos pontos altos do evento (Fotografia: DR)

Evento volta a realizar-se no Centro Multimeios dia 21 de outubro, local onde terá início o tradicional desfile pelas principais ruas da cidade.

A Confraria da Caldeirada de Peixe e do Camarão de Espinho está a preparar mais uma cerimónia capitular, evento tradicional e que este ano se realiza dia 21 de outubro.

O grupo espinhense vai acolher 250 pessoas que integram as várias confrarias e realizar um desfile, em conjunto com os grupos convidados e os respetivos estandartes. O momento tem início cerca das 11h30, junto ao Centro Multimeios e vai, de seguida, percorrer a rua 23, a rua 8 e subir a rua 19 em direção ao largo da Câmara Municipal, onde haverá um momento de atuação da Rusga de S. Pedro.

Segundo José Manuel Oliveira, secretário da Confraria da Caldeirada de Peixe e do Camarão de Espinho, este é um dos pontos altos do evento, confidenciando que, no passado, merecia grande atenção por parte dos espinhenses que, à passagem do cortejo, colocavam as tradicionais colchas à janela. Embora essa tradição tenha esmorecido, José Manuel explica que a confraria gostava que fosse recuperada.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 12 de outubro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€