Futebol popular: Arranque à porta numa época que pode trazer muitas surpresas

A primeira jornada da 1.ª Divisão do Campeonato de Futebol Popular do Concelho de Espinho terá um Novasemente GD-Leões Bairristas (fotografia: Francisco Azevedo/arquivo)

O arranque da edição 2023/2024 do Campeonato de Futebol Popular do Concelho de Espinho, a Liga RStar, está agendado para o próximo fim de semana. O início será às 15 horas de sábado, em três campos – Seara (Silvalde), Paramos e Cassufas (Anta).

O encontro Novasemente GD com os Leões Bairristas será um dos encontros mais interessantes da jornada inaugural. As equipas que, na penúltima jornada da época passada, disputaram um jogo decisivo para atribuição do título e que foi vencido pelo conjunto do Bairro Piscatório, vão jogar, novamente no próximo sábado, às 15 horas, no Complexo Desportivo de Cassufas.

Os Leões Bairristas vêm de uma derrota na Taça de Aveiro por 2-3 ante o Bustos, mas o treinador, Leandro Santos, garante que o resultado não influenciará o início do campeonato. “São provas distintas e, além disso, considero que os meus jogadores tiveram um desempenho exemplar na Taça de Aveiro e só perdemos no período de compensação”, revela o técnico do clube silvaldense.

O peso de entrar em campo com a coroa de campeão não assusta. “Não podemos esperar outra coisa dos Leões Bairristas que não seja estar a pensar conquistar, novamente, o título de campeão nesta temporada. Isto está no ADN do clube e todos os atletas, dirigentes e equipa técnica sabem disto”, sublinha o treinador. “Vamos entrar em campo para lutar pela vitória em todos os jogos. É isto que é ser Leões Bairristas”, acrescenta.

Leandro Santos diz que o campeonato da época passada “foi muito difícil” e a prova é que foi decidido nas últimas jornadas. O campeonato que se irá iniciar “será ainda mais complicado, uma vez que as equipas se reforçaram muito bem”, adianta. “Penso que, além das equipas que discutiram o título na época anterior, onde se inclui os Leões Bairristas, irão intrometer-se, pelo menos, mais duas”, refere Leandro Santos, acrescentando que estas equipas “prepararam-se bem e foram buscar vários reforços”, apontando para o Novasemente GD, Rio Largo e Cantinho da Rambóia.

Para o ‘mister’, o campeonato, na generalidade, “será mais competitivo” e, por isso, admite que “poderá haver algumas surpresas”.

Apesar disto, o timoneiro dos Leões afirma estar “tranquilo” porque sabe que a sua equipa “também é forte” e que, tal como as restantes, também se reforçou. “Os que cá estão sabem bem qual é o nosso espírito e os reforços também já sabem para o que vêm”, diz.

“A nossa grande preocupação, em primeiro lugar, foi a de mantermos a maior parte dos jogadores. Infelizmente não conseguimos segurar todos, mas fomos buscar alguns reforços que me deixam muito satisfeito”, dá nota.

“Estamos preparadíssimos e ansiosos por dar o pontapé de saída para o campeonato. Já tivemos o jogo para a Taça de Aveiro e demos uma boa imagem da equipa e do clube. Por isso, temos Leões para o campeonato”, evidencia.

Sobre a época, Leandro gostaria que “não houvesse confusões e atritos entre atletas e, até, o público porque isso só iria valorizar as provas e enaltecer o trabalho que fazemos no dia a dia”, remata.

Artigo completo na edição de 19 de outubro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.