A Junta de Freguesia de Silvalde investiu cerca de 28 mil euros para a reparação e regularização do piso da esplanada que foi destruída no ano passado devido às invasões do mar. Uma obra “urgente e necessária” e que não foi feita no ano passado, transitando para o corrente ano.
A área que outrora era ajardinada foi coberta com asfalto e o piso foi regularizado. Trata-se de uma obra que estava contemplada nas verbas dos Contratos Interadministrativos de 2023, já executada pela autarquia de Silvalde e considerada como urgente.
“Em 2022 não pudemos realizar a obra porque houve uma fortíssima intempérie que destruiu a esplanada”, explica o presidente da Junta de Freguesia de Silvalde, José Carlos Teixeira, acrescentando que “foi necessário esperar que a Associação Portuguesa do Ambiente arranjasse os passeios”. Por isso, “só este ano foi possível realizar o trabalho” com a respetiva verba inscrita no Contrato Interadministrativo de 2023, celebrado com o Município de Espinho em agosto último.
“Achámos que seria uma necessidade realizar a obra, depois de alguns avanços do mar que nos danificaram os jardins e os sistemas de rega, que foram cortados e danificados”, diz o autarca de Silvalde.
“Nunca mais tivemos aquele espaço em condições e não poderíamos andar todos os anos a investir em reparações”, refere.
Segundo o edil, aquela área “tem sido fustigada pela força do mar e pela entrada de água salgada” a cada inverno que passa. Por isso, acrescentou, a Junta entendeu que a “melhor solução seria pavimentar com asfalto os espaços que eram ocupados por relva porque não conseguíamos manter um jardim em condições”.
“Não temos interesse, nem podemos gastar dinheiro todos os anos nos espaços com relva devido a esta situação”, sublinha José Carlos Teixeira, acrescentando que “havia, também um problema com a higiene porque os cães iam para ali fazer as suas necessidades”.
Segundo o autarca, a melhor solução que encontraram “foi tapar os espaços que eram em relva com pavimento em alcatrão. Da forma que está agora, havendo a entrada de águas do mar, será bem mais fácil fazer a limpeza”, destaca.
Sacos de areia para proteger as casas
Para já foi feita esta obra, mas é intenção da Junta de Silvalde “fazer ali outras coisas” de acordo com as disponibilidades financeiras. “Pretendemos colocar uns bancos em pedra, semelhantes aos que estão no ReCaFe e num dos espaços asfaltados queremos colocar uma tabela de basquetebol”, avança José Carlos Teixeira que pensa tornar o espaço ainda mais apelativo “pintando-o com cores para dar uma outra imagem aquela praça”.
“Acredito que poderemos ter sempre o espaço limpo, adequado a passeios em bicicleta e a pé, tornando-o num espaço privilegiado de lazer e que poderá ser aproveitado para as crianças brincarem, adequado à mobilidade”, evidencia.
Artigo completo na edição de 26 de outubro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.