A Área Metropolitana do Porto (AMP) deliberou a prorrogação do período de transição por 30 dias (até 1 de dezembro) nos contratos de serviço público de transporte rodoviário de passageiros dos lotes 2 a 5, onde está incluído Espinho (Lote 4). Trata-se de uma medida implementada na sequência de um pedido feito pelas empresas operadoras e prestadoras de serviços de transporte público de passageiros “de modo a garantir as condições necessárias para o início da operação”.
A nova rede de transportes UNIR irá avançar, assim, dia 1 de dezembro, mantendo-se os atuais operadores e linhas durante o mês de novembro.
Embora as notícias sejam boas para os espinhenses, os sucessivos atrasos e a ausência de respostas pela tutela, criam autênticas dores de cabeça aos concessionários. “Falta menos de um mês para o início da operação e andamos com as calças na mão”, explica o administrador da empresa concessionária do Lote 4 correspondente a Espinho, Gabriel Couto.
“Tivemos de contratar motoristas e de lhes dar formação e isto leva o seu tempo”, afirma, acrescentando que, “por outro lado, os novos autocarros estão a chegar com atraso porque os navios que os transportam não podem entrar nos portos devido às condições climatéricas e o estado do mar. Os autocarros que chegaram ao porto de Leixões estavam todos partidos porque devem ter andado aos trambolhões dentro dos barcos que os transportaram. Fomos buscar oito viaturas e estavam com os para-brisas e espelhos partidos. Estas tempestades não deram tréguas aos navios”, lamenta.
Gabriel Couto revela que a sua empresa está a contratar imigrantes para o serviço de motorista e que “a maior parte não conhece as ruas”. “Já temos os motoristas suficientes para a operação, mas ainda não estão com a formação completa”, admite.
O responsável pela empresa que irá operar os autocarros entre Vila Nova de Gaia e Espinho garante, contudo, que a operação “terá início a 1 de dezembro” e que “os próximos três meses serão para se fazerem ajustamentos”. “Estamos a elaborar os horários dos autocarros, mas poderão não estar devidamente ajustados à necessidade dos clientes. Penso que temos experiência suficiente para conseguirmos ultrapassar rapidamente este problema”, assegura.
Artigo completo na edição de 9 de novembro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.