Sessão de abertura contou com um momento de algumas questões a um dos realizadores (Fotografia: Sara Ferreira)

Começou ontem [13 de novembro] mais uma edição do Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho.

Depois de um dia de algumas atividades, nomeadamente dirigidas à comunidade escolar, a sessão de abertura desta 47ª edição decorreu ao início da noite no Centro Multimeios, palco principal do festival, com a exibição de nove curtas-metragens em competição.

Teacups, de Alec Green, foi o primeiro trabalho a ser mostrado, seguindo-se a curta O Homem das Pernas Altas do português Vítor Hugo rocha e, de seguida, Deadline de Idan Gilboa. Também houve tempo para ver Monk Seishin de Ryotaro Miyajima, Roped de Carmen González, The Marrons Glacés de Delphine Hermans e Michel Vandam, Pickles de Ania Shema e Miri Dochikian, Sit Down, Dont Touch Anything de Frederic Siegel e, por fim, Madeleine de Raquel Sancineti.

Maria Manuel Cruz, presidente da Câmara Municipal de Espinho, relembrou, no início da sessão de abertura, todos os que durantes esta semana “fazem de Espinho a sua casa” e “levam por todo o mundo o nome de Espinho e da sua comunidade”.

Para a autarca, “o número impressionante de filmes que se apresentaram ao certame de que resultou mais de 250 filmes em exibição provenientes de 50 países, um conjunto de exposições, masterclasses, debates e outras atividades em paralelo com o espaço competitivo dizem bem da relevância que o Cinanima tem no panorama nacional e internacional do cinema de animação”.

Segundo a presidente, esta é uma “semana de competição, mas também de capacitação de profissionais e de públicos, entre eles as crianças e jovens”, frisando que “o Cinanima e a arte do cinema de animação fazem parte da memória coletiva do município”, contribuindo “para uma visão de cultura que é cada vez mais a que importa aos decisores públicos, algo que é parte da comunidade, é feito para a comunidade e é vivenciado pela comunidade”.

Este festival deixa, segundo Maria Manuel Cruz, “um mastro de conhecimento e empoderamento da consciência de cidadania e dos valores que importa preservar e aprofundar”.

A 47ª edição do Cinanima decorre ao longo da semana, terminando a 19 de novembro, com 130 filmes em competição.