A equipa sénior da EFE Os Tigres foi eleita Equipa do Ano. (Foto: Sara Ferreira)

A noite foi dedicada a todos os que elevaram o nome da cidade nas diversas modalidades em 2023 e não só. Manuel Violas, João Pedrosa e Sílvia Canelas estiveram na longa lista de homenageados da Gala do Desporto.

Depois de uma pausa de cinco anos, a Gala do Desporto regressou, homenageando as figuras e associações que ajudaram a agigantar o desporto local. Entre atletas, treinadores, dirigentes, agentes desportivos e clubes, houve espaço para as mais diversas homenagens numa cerimónia que se realizou na noite de ontem, 25 de novembro, no Casino de Espinho.

Antes da entrega de prémios, Maria Manuel Cruz, presidente da Câmara Municipal de Espinho discursou perante a plateia e aproveitou para saudar o regresso da Gala, que é “um enorme gosto pessoal e institucional”.

“O Desporto é uma peça fundamental em algumas das nossas políticas e estratégias. Tal como a prática desportiva, a formação nesta área é fundamental em estratégias determinantes, como a dinamização da economia local e o combate ao empobrecimento da população”, referiu a autarca.

Um dos homenageados da noite foi Manuel Violas, presidente do conselho de administração da Solverde e antigo presidente do SC Espinho, tendo recebido o prémio Reconhecimento Público e Homenagem, pela “generosidade e compromisso com a responsabilidade social, que se reflete nas inúmeras instituições de solidariedade, clubes desportivos e obras sociais, que encontram apoio pela sua influência”.

Refletindo sobre o estado do desporto na cidade, Manuel Violas sublinhou a “capacidade desportiva impressionante de Espinho”. “Um concelho tão pequeno, mas que tem uma quantidade de campeões nacionais incrível. Isso mostra a força que Espinho tem”.

Relativamente à realidade do SC Espinho, o antigo presidente do clube lembra a “dificuldade que uma cidade tão pequena pode ter em conseguir ter um clube na ribalta”, principalmente, numa modalidade “dispendiosa” como o futebol. No entanto, Manuel Violas mostra-se confiante no regresso do clube a outros palcos.

Além das homenagens aos diferentes campeões nacionais de 2023, a 50 personalidades desportivas do concelho que marcaram a sua história, foram entregues outros prémios e a várias personalidades a título póstumo.

Sílvia Canelas, treinadora de ginástica rítmica da AA Espinho, foi eleita como Treinador do Ano, Gabriel Conceição, jogador de andebol de praia da EFE Os Tigres, como Atleta Revelação do Ano, João Pedrosa, atleta de voleibol de praia, como Atleta do Ano, a equipa sénior da EFE Os Tigres como Equipa do Ano, Paulo Freitas, dirigente da secção de natação e desporto adaptado do SC Espinho, como Dirigente do Ano e a AA Espinho foi eleita como Associação Desportiva do Ano.