40 anos da AFPCE: “A fasquia está muito alta e, por isso, não será fácil mantê-la”

Os sócios fundadores da AFPCE foram homenageados (fotografia: Sara Ferreira)

Uma noite cheia de homenagens e a despedida de Tiago Paiva que anunciou a sua saída em janeiro de 2024, cujas eleições deverão ser agendadas para 19 de janeiro, marcaram a Gala dos 40 anos da Associação de Futebol Popular do Concelho de Espinho (AFPCE) que decorreu na noite de ontem [7 de dezembro] no Centro Multimeios de Espinho.

Uma sala completamente cheia, que albergou mais de três centenas de pessoas, aplaudiu uma instituição que, ao longo de quatro décadas, serviu o futebol popular.

Não ficaram esquecidos os fundadores Orlando Martins, o primeiro presidente da direção da AFPCE, Américo Freitas, Jorge Sá, Rui Granja e José Carvalho, alguns já falecidos, para se prestar um justo reconhecimento público, assim como os clubes, patrocinadores e as várias entidades que, ao longo dos anos têm vindo a colaborar com a instituição e com o futebol popular em particular, nomeadamente, o Município de Espinho, Juntas de Freguesia, Paróquia de Espinho, Federação Portuguesa de Futebol, Associação de Futebol de Aveiro, entre outras.

Um dos momentos mais altos foi a atuação da cantora Rita Guerra, que trouxe à “magnífica sala”, quatro temas do seu repertório, entre os quais Deixa-me Sonhar, Chegar a ti e Cavaleiro Andante. Um momento muito apreciado e que teve o acompanhamento de um público verdadeiramente entusiasmado.

A Gala dos 40 anos da AFPCE contou, ainda, com as atuações da Banda de Música da Cidade de Espinho, Escola de Balett Isabel Lourenço e da MTV Dance.

Nas intervenções, o presidente da assembleia geral da AFPCE, o histórico Fernando Fernandes, fez questão de elogiar todos os clubes que fazem parte desta instituição, assim como os fundadores.

“Nunca acreditei que o futebol popular pudesse chegar a um tão alto patamar”, realçou o dirigente, referindo-se, também, ao trabalho que tem havido em prol da sociedade.

“A fasquia está muito alta e, por isso, não será fácil mantê-la”, afirmou Fernando Fernandes que mais tarde, juntamente com outros dirigentes, decidiu “fazer uma surpresa” a Tiago Paiva, prestando-lhe, também, uma merecida homenagem.

“O Tiago Paiva foi o melhor dirigente do futebol popular nestes 40 anos e, por isso, agradeço-lhe tudo o que fez em nome dos corpos sociais da AFPCE”, evidenciou o presidente da assembleia geral.

Por sua vez, Tiago Paiva, fortemente emocionado, fez questão de “agradecer a coragem” dos que em 1983 decidiram criar a AFPCE.

Quanto ao trabalho da sua direção, o presidente disse que fizeram “tudo para engrandecer o futebol popular” e que a sua equipa “esteve sempre com os dois pés na associação” e que tendo “a ajuda dos clubes” foi possível estar “mais próximo da sociedade” espinhense.

“Senti-me útil, saio mais homem e mais cidadão”, rematou Tiago Paiva.

Das intervenções da noite, destaque, ainda, para a da presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz que sublinhou a “marca notável” que a AFPCE tem deixado ao longo dos 40 anos no concelho de Espinho e, sobretudo, “a aposta na intervenção junto da comunidade”.

A autarca espinhense enalteceu, ainda, a participação dos clubes que fazem parte da AFPCE e “o esforço coletivo” que têm desenvolvido.

“O futebol popular tem um papel fulcral no nosso concelho”, concretizou a autarca apelando para o lema da gala: 40 anos da AFPCE é só o começo”.