Parque infantil do Paranho: triste e abandonado

Fotografia: Sara Ferreira

O parque infantil do Paranho, em Guetim, junto à escola Básica, já foi um espaço de lazer, cuidado e bonito, onde as crianças podiam brincar. Atualmente está votado ao abandono, com os portões escaqueirados, cheio de ervas, transformado num espaço de inutilidade perante um arranjo que foi encetado na zona do parque do Paranho.

O espaço que outrora foi o local de festas e de grandes realizações de Guetim, um ex-líbris muito próximo do coração da freguesia, encostado à nova escola e jardim de infância, é atualmente um equipamento inútil e sem graça. Uma enorme placa dá nota clara da propriedade e da responsabilidade da Junta de Freguesia de Guetim de então. “Vamos tratar com carinho o nosso parque infantil”, pode ler-se, acrescentando: “utilize os brinquedos segundo as normas; observe e respeite as flores deste jardim, evitando destrui-las; utilize as papeleiras colocando lá o lixo; pais, estejam atentos aos vossos filhos”.

Alfredo Rocha, que já foi presidente da então Junta de Freguesia de Guetim, recorda-se do espaço como sendo “a menina dos olhos” da autarquia. “Foi construída no tempo em que era presidente de Junta o Joaquim Duarte e presidente da Câmara Elsa Tavares num espaço que estava ocupado por campos de milho”, conta o ex-autarca. “No meu tempo enquanto presidente fui lá muitas vezes ao sábado para regar o jardim”, recorda.

O parque infantil do Paranho surgiu após a construção da escola e todo aquele espaço, segundo o ex-autarca guetinense, “passou a ser o ex-líbris da Freguesia como centro de atividades e de lazer, sendo olhado com grande carinho e dedicação”.

Alfredo Rocha confessa que atualmente quando passa pelo parque infantil sente “uma enorme tristeza porque o vejo muito degradado e inoperante, assim como os jardins que têm cuidados diminutos. Vejo esta situação com pena e com muita mágoa”, sublinha.

Alfredo recorda que o parque infantil “era utilizado pelas crianças do ensino pré-escolar e por todas as crianças de Guetim que ali se deslocavam com os pais ou com os avós ao final do dia. Era um espaço para a brincadeira das crianças nos equipamentos que lá existiam”, recorda.

Artigo completo na edição de 7 de dezembro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.