Apesar de ter chegado a estar quase afastada dos oito primeiros lugares, a AA Espinho desafiou as probabilidades e ultrapassou o SC Espinho na última jornada fase regular.
Numa última jornada de emoções fortes, a AA Espinho conseguiu alcançar a última vaga para a fase de apuramento de campeão na Liga Una Seguros. A equipa de Miguel Maia nunca atirou a toalha ao chão e ultrapassou o vizinho SC Espinho na última jornada da fase regular.
Os mochos venceram o CV Oeiras por 3-0 (25-23, 25-15 e 25-22) e aproveitaram o deslize fatal dos tigres, numa derrota caseira com o Leixões por 1-3 (22-25, 23-25, 25-23 e 20-25), para passar para o 8.º lugar da classificação.
Deste modo, a AA Espinho vai disputar um lugar entre os oito primeiros lugares na segunda fase da época, pelo terceiro ano consecutivo, começando no dia 16 de dezembro, numa deslocação ao pavilhão do Castêlo da Maia.
Por sua vez, o SC Espinho vai voltar a ter de lutar pela sobrevivência, disputando a fase de manutenção, pelo segundo ano seguido, começando a 20 de janeiro, no terreno do Esmoriz.