Fotografia: Sara Ferreira

É cada vez mais comum ver famílias, casais ou grupos de amigos a decidirem fazer sessões fotográficas de Natal. Captar uma imagem icónica é a principal missão tirada da lente do fotografo. Em Espinho, a diversidade nos serviços e a originalidade são fatores a ter em conta.

Nesta época especial, onde luzes cintilam e a alegria paira no ar, fotógrafos talentosos dedicam-se a eternizar os mo mentos mágicos vividos por famílias e amigos. A tradição de sessões fotográficas natalícias tornou-se uma maneira emocionante e única de celebrar a temporada festiva, capturando não apenas imagens, mas memórias que durarão para sempre.

Os profissionais atrás da máquina têm a capacidade de transformar simples encontros em obras-primas emocionantes. Munidos de criatividade e uma paixão pela narrativa visual, tornam-se em artistas, capturando a essência do espírito da época em cada clique. As sessões de Natal oferecem uma oportunidade para as famílias se reunirem e com partilharem risos, criando assim uma quantidade de momentos inesquecíveis.

Uma dessas fotógrafas é Isabel Faustino, cujo percurso no mundo fotográfico começou em 2013. Na altura, tinha comprado uma máquina e tinha ido ver um concerto, onde foi-lhe permitido que tirasse fotos. A experiência “correu bem” até porque “já tinha ido ver colegas seus a trabalhar neste tipo de eventos”, revela.

No entanto, a vida de fotógrafa já havia começado quando era pequena, tendo tirado fotografias de família, “uma vez que era a única que não cortava cabeças”, recorda entre sorrisos. De 2013 para 2023, Isabel tornou-se mais profissional com a máquina. Começou a realizar sessões de Natal no último ano, por recomendação de um amigo, que lhe disse que “estava na altura de experimentar algo diferente”. “Depois de ter arranjado tudo o que precisava para estas sessões, luzes, cenário e outras decorações, decidi sair da minha zona de conforto e gostei do desafio”, afirma Isabel.

Fotografias monstruosas Alex Pereira também é fotógrafo, tendo começado há 10
anos a aventura. A fotografia chegou à vida de Alex depois da sua formação, em Comunicação Audiovisual, tendo estado ligado mais à vertente do cinema.

No entanto, por necessidade da empresa onde trabalhava, a Backdoor, começou a ficar responsável pelas fotografias de produto. Nessa altura surgiu a Monstro Creative Studio, empresa responsável pela fotografia de produtos e também modelos.

As sessões de Natal começaram este ano, depois de ser encorajado por uma amiga. “Disse-me que podia ser uma experiência engraçada, principalmente tendo em conta o meu lado pouco
convencional. Aos poucos fui ganhando experiência e as coisas têm corrido bem”, revela Alex.

Os retratos natalícios vão muito além da simples captura de sorrisos diante das máquinas fotográficas. Contam histórias, transmitem emoções e preservam as tradições familiares. Sejam mãos dadas ao redor de uma árvore decorada, risos compartilhados no meio de um cenário com neve ou um abraço caloroso enquanto se trocam presentes, cada foto torna-se numa cápsula do tempo, um portal para reviver as alegrias do passado
e presente.

As crianças, regra geral, são sempre intervenientes nas sessões e para que esses momentos felizes sejam proporcionados é necessário que os fotógrafos tenham uma certa habilidade na hora de lidar com os mais novos.

Entrevista exclusiva disponível, na íntegra, na edição especial de Natal, integrada na edição de 14 de dezembro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€