Foto: DE

Foram aprovados os documentos previsionais propostos para 2024, onde se inclui um orçamento de 44.462.088, aproximadamente mais quatro milhões do que em 2023.

Na noite de 21 de dezembro, os três pontos discutidos na Assembleia Municipal de Espinho, a penúltima de 2023, foram aprovados, em que se inclui a proposta dos documentos previsionais para 2024.

Maria Manuel Cruz, presidente da Câmara Municipal de Espinho, explicou que o orçamento do próximo ano será de 44.462.088 euros, aproximadamente mais quatro milhões em comparação com 2023.

Segundo a autarca, “este aumento decorre do contexto da inflação e aumentos salariais de funcionários da Câmara”, havendo um aumento da intenção de investimento de aproximadamente 4 milhões de euros, relativamente à despesa de capital.

A presidente afirmou ainda que, graças à redução da dívida, em cerca de 2 milhões de euros, em 2023, “2024 será encarado com maior investimento”. Entre os eixos fundamentais do orçamento do próximo ano está “a melhoria qualidade de vida dos munícipes, assente em políticas sociais, como a habitação, saúde, educação, mobilidade, limpeza e higiene”.

Outro dos eixos fundamentais deste orçamento está ligado à organização interna, existindo o objetivo de reforçar o quadro de pessoal de serviços da Câmara, que segundo Maria Manuel Cruz “é diminuto”. Há ainda um eixo relacionado com o reequilíbrio financeiro do Município, com o propósito de reduzir a dívida.

Além da proposta dos documentos previsionais, foi aprovada a proposta de mapa pessoal para 2024 e o pedido de autorizações prévias genéricas necessárias à execução dos documentos previsionais.

Havendo ainda quatro pontos que terão de ser votados até ao final do ano, segundo Joana Devezas, presidente da Assembleia Municipal, irá ser realizada uma nova sessão no dia 27 de dezembro, às 21:00.