Foto: DR

À semelhança do que vai acontecendo na cidade, as ruas das freguesias também vão sendo contempladas com buracos e as já tradicionais grades de proteção. Na rua da Igreja, em Guetim, o cenário mantém-se inalterado desde o verão de 2023.

O estado irregular das vias e passeios no concelho é preocupante e, num ritmo constante, vai aumentando. Se por um lado, alguns destes problemas vão sendo resolvidos, ou melhor, disfarçados, com o auxílio de areia e pedras, por outro, existem buracos que começam a ganhar o estatuto de ‘monumento’ à medida que os meses vão passando e nada é feito.

Em Guetim, um dos buracos que mais têm apoquentado a população está situado à entrada da freguesia, depois da autoestrada, na rua da Igreja. A deformação da estrada já terá surgido há alguns meses e já conta com a habitual grade e sinalização, que tem vindo a tornar-se uma das imagens de marca de Espinho.

Buracos evitáveis, acidentes inevitáveis

O buraco é um problema com que Carlos Pereira e Fernando Maia têm de lidar diariamente por serem moradores da zona. Segundo Carlos, o buraco já existe há “cerca de seis meses” e tem dado azo a situações potencialmente perigosas para alguns condutores. O morador indica que já houve pneus a furar e uma viatura a ir contra a grade “causando um transtorno e uma despesa grande para o condutor”.

“Trata-se de uma curva muito apertada, por isso é normal que vão surgindo estes problemas”, afirma Carlos. O morador afirma que só começaram a ser tomadas medidas para a prevenção de acidentes, nomeadamente a colocação de grades, depois do buraco ter aumentado, o que terá levado ao arrebentamento de um pneu.

Artigo completo na edição de 11 de janeiro de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.