Silvalde: Água de esgotos e buracos põem em perigo automobilistas

Fotografia: Defesa de Espinho

O problema está a agravar-se de dia para dia. Começou com um pequeno buraco junto a uma tampa de saneamento e a estrada, num pequeno troço entre o campo de treinos do SC Espinho e a passagem de nível da rua do Golfe, está, agora, quase intransitável. Os automobilistas vão passando pelo pouco espaço que resta, mas de forma pouco segura. A estrada está alagada com água do saneamento.

A situação mantem-se há imenso tempo e ainda não está resolvida. A água do saneamento vem para a via pública, na rua do Golfe, em Silvalde, junto ao apeadeiro da Linha do Norte. Apesar de terem sido colocadas barreiras, interditando a circulação, os automobilistas insistem em ultrapassá-las, acreditando que os buracos que estão cobertos com água sejam pouco profundos e que seja possível circular. A água pérfida transborda a jorros, invadindo as bermas e misturando-se com os pluviais, tudo a céu aberto.

Trata-se de uma situação que se arrasta há imenso tempo e que, segundo José Carlos Teixeira, presidente da Junta de Freguesia de Silvalde, “já está identificada pelo Município de Espinho”.

De acordo com o autarca, o problema será da conduta do saneamento que vai dali até à ETAR de Paramos. “Os serviços técnicos da Câmara já identificaram o problema. Trata-se de uma rotura na conduta do saneamento de ligação à ETAR de Paramos entre duas caixas e que deverá estar a uns cinco ou seis metros de profundidade no interior dos campos do Oporto Golf Club”, explica o autarca de Silvalde.

“A conduta está partida e, por isso, a água não corre como o fazia anteriormente”, elabora José Teixeira, acrescentando que “os maiores problemas surgem quando chove muito, pois a água fica acumulada e vem em abundância para a estrada”.

O autarca silvaldense realça já ter questionado o Município e quer “que o problema seja resolvido o mais rapidamente possível”. A resposta surgiu pela autarquia que a situação iria ser resolvida “ainda este ano”, revela.

Artigo completo na edição de 25 de janeiro de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.