Autoestrada A41/CREP abrangida por investimento de dois milhões de euros para a tornar mais sustentável

Fotografia: Francisco Azevedo/arquivo

A Auto-Estradas do Douro Litoral (AEDL), concessionária das autoestradas A41/CREP, A32 e A43, está a investir cerca de dois milhões de euros no âmbito da sua estratégia de sustentabilidade.

Trata-se de um conjunto de iniciativas que vão permitir reduzir o consumo de energia e aumentar a eficiência energética das várias infraestruturas rodoviárias da concessionária, nomeadamente da A41/CREP que faz a ligação a Espinho.

O projeto da AEDL surge no âmbito da sua política de ESG e é fruto da adesão ao UN Global Compact, a maior plataforma de sustentabilidade do mundo, que propõe às empresas um referencial para negócios responsáveis, baseado em declarações e convenções das Nações Unidas. A AEDL compromete-se, assim, a contribuir para um futuro mais sustentável.

Com a adesão ao UN Global Compact, a AEDL assume o compromisso de “incorporar”, na sua operação, “estratégias e processos, os dez princípios da iniciativa que se focam nas áreas dos direitos humanos, práticas laborais, proteção ambiental e anticorrupção”, aumentando o seu contributo para o alcance das metas da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Os investimentos da AEDL neste âmbito “vão permitir reduzir o consumo de energia e aumentar a eficiência energética da infraestrutura rodoviária” que lhe está concessionada e, envolve, a substituição de cerca de 3.000 luminárias convencionais por LED nos túneis, nós de acesso e praças de portagem, possibilitando uma importante redução do consumo de energia e um aumento da eficiência energética da operação.

O processo implica, ainda, por parte da AEDL a instalação de centrais de painéis fotovoltaicos, com uma capacidade total de cerca de 90 kWp, no Centro de Operações, em Medas, e nos túneis do Covelo (A41/CREP) e de Seixo Alvo (A32), o que contribuirá para a eficiência energética de três dos principais pólos de consumo energético da concessão; e a instalação de carregadores para veículos eléctricos no centro de operações, dando assim o seu contributo para a aceleração da mobilidade elétrica e consequente redução de emissões de gases com efeito de estufa.

Para Tiago Rodrigues, CEO da AEDL, “a sustentabilidade é, e tem de continuar a ser, uma prioridade das empresas a nível global”. “Não basta falar, é necessário agir e é por esse motivo que, na AEDL, estamos empenhados em seguir este caminho. A adesão ao UN Global Compact reafirma o nosso compromisso e as iniciativas que temos já em curso comprovam que queremos, efetivamente, fazer o que está ao nosso alcance para melhorar a eficiência da nossa operação e contribuir para um futuro mais sustentável”, sublinha o responsável máximo pela concessionária.