Nogueira da Regedoura: Requalificação do Centro Cívico vai custar cerca de dois milhões de euros

Fotografia: DR

Investimento da Câmara da Feira visa transformar o centro de Nogueira da Regedoura num “espaço humanizado” e para “usufruto pleno das populações”. O valor previsto é de 1,6 milhões de euros, mas a obra poderá atingir um total de dois milhões de euros, com prazo de execução de 12 meses.

O projeto de requalificação do Centro Cívico de Nogueira da Regedoura foi apresentado publicamente aos nogueirenses na passada sexta-feira, 2 de fevereiro, no auditório da Junta de Freguesia. Trata-se de uma área de intervenção que ronda os 16 mil metros quadrados, cujo investimento está estimado em 1,6 milhões de euros, mas que poderá ir até aos dois milhões de euros, tendo em conta a compra de terrenos e algumas demolições. A obra será da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira que irá avançar com a transformação daquele espaço central da freguesia, “respeitando a identidade urbana atual onde está refletida a história e a identidade da comunidade”.

O auditório da Junta de Freguesia de Nogueira da Regedoura estava completo, refletindo a curiosidade da população em conhecer um projeto há muito anunciado, mas que poderá ir para o terreno ainda este ano. “Nos próximos meses, vamos abrir o concurso público e contamos que, após o início da empreitada, a obra se prolongue por 12 meses. Esta é mais uma obra que iremos executar integrada no Plano de Regeneração dos Centros Urbanos do concelho”, vincou Amadeu Albergaria, vice-presidente da Câmara Municipal.

O largo da Igreja nogueirense, espaço central da vila, passará, de acordo com o projeto apresentado, a uma praça “com novas áreas multifuncionais” que irão “permitir o seu usufruto por pessoas de diferentes idades e com interesses e motivações distintas”. A intervenção global visa, ainda, “a circulação pedonal, com a criação de novos passeios, e complementar aos arruamentos”, além de uma intervenção nos espaços verdes, no mobiliário urbano, na circulação viária, com o redesenho dos arruamentos, acessos e cruzamentos e no estacionamento, estando prevista a criação de novas zonas de parqueamento.  

De acordo com o Município de Santa Maria da Feira, “após a requalificação, o Centro Cívico de Nogueira da Regedoura será um espaço humanizado de vivências para usufruto pleno das populações”. Amadeu Albergaria mostrou-se convicto de que o projeto irá proporcionar “um novo espaço público mais moderno, ordenado, mais acessível, mais amigo das pessoas, incentivando o usufruto pleno e o convívio intergeracional”. A apresentação esteve a cargo do arquiteto Alexandre Sousa, natural de Nogueira da Regedoura, que agora coloca a sua assinatura na freguesia de origem.

Um anseio de há duas décadas

O presidente da Junta de Freguesia, Rui Rios não esconde a sua satisfação com a obra que “tem um grande significado para a população de Nogueira da Regedoura”. “Desde logo, este investimento do Município da Feira irá permitir regular o trânsito que é caótico junto à igreja e à farmácia. Com esta requalificação, será construída uma rotunda que irá reformular o fluxo rodoviário”, explica.

Segundo Rui Rios, também a zona da igreja irá sofrer uma alteração, sendo “privilegiado o acesso aos peões, com muito melhor aspeto do que o que tem agora”. “Esta era uma obra que desejávamos há 20 anos e que agora irá ver a luz do dia”, elogia o autarca nogueirense.

A empreitada deverá arrancar dentro de poucos meses, faltando, apenas o visto do Tribunal de Contas e o lançamento do concurso público. “Contamos que a obra decorra em 12 meses e em três fases, para evitar constrangimentos”, diz Rui Rios, admitindo que “será um período ingrato para o comércio, mas que valerá a pena”.

Artigo completo na edição de 8 de fevereiro de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.