Igreja Matriz: Reabertura oficial está agendada para 7 de abril

Fotografia: Defesa de Espinho

Embora as celebrações da Páscoa já irão decorrer na Igreja Matriz, a reabertura oficial está prevista apenas para 7 de abril. Bispo do Porto marcará presença para a sagração do altar-mor e bênção do ambão.

A tão esperada reabertura oficial da Igreja Matriz de Espinho, após quase dois anos de obras, está prevista para o próximo dia 7 de abril, logo a seguir às celebrações da Páscoa. A cerimónia solene irá realizar-se com a presença do bispo do Porto, D. Manuel Linda, que irá proceder à sagração do altar-mor e à bênção do ambão das leituras na igreja centenária.

Trata-se de um momento aguardado, com grande entusiasmo pela comunidade católica espinhense que irá ver, a partir daí, a sua igreja em pleno funcionamento, com melhores condições.

“Estamos a ultimar todos os pormenores para que a Igreja Matriz possa estar, novamente, ao serviço da nossa comunidade”, afirma o pároco de Espinho, Artur Pinto, olhando para a obra que o enche de orgulho. “Estamos em fase de acabamentos em determinadas áreas e na próxima semana irá proceder-se à instalação do equipamento de som, à limpeza do órgão de tubos e à preparação dos altares”, esclarece.

“Queremos fazer uma abertura, pós-obras, com a sagração do novo altar-mor para a celebração da eucaristia e bênção do novo ambão para as leituras. Este será um momento de festa e a cerimónia que iremos realizar a 7 de abril será para isso”, explica.

“Teremos cá o bispo do Porto e algumas supressas que estamos a preparar com algumas associações que colaboraram connosco durante estes dois anos na angariação de fundos”, refere o padre, mantendo, em sigilo, todo o programa que pretende anunciar mais tarde.

“Será um momento único para toda a vivência desta abertura solene da nossa igreja”, promete.

Artigo completo na edição de 22 de fevereiro de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.