Silvalde: Moradores ficaram sem estacionamento com o novo túnel

Fotografia: Sara Ferreira

O túnel no Bairro Piscatório está quase concluído. Ultimam-se as correções ao projeto, nomeadamente com as condutas de saneamento e pluviais, para evitar problemas nas habitações. Mas há obras que os moradores reclamam e que ainda não tiveram qualquer explicação. O estacionamento junto às casas é uma das reivindicações.

A obra entrou finalmente na última etapa e a passagem inferior rodoviária deverá abrir em breve. Faltam finalizar problemas com o saneamento e as águas pluviais que estão a ser corrigidas pela Infraestruturas de Portugal. “Há problemas com o saneamento de alguns moradores, fruto das obras que fizeram. Quer a Infraestruturas de Portugal, quer a Câmara Municipal estão a tentar resolver essas questões”, alerta à Defesa de Espinho, o morador do Bairro Piscatório, Luís Pinho. “Há um morador nesta rua que tem problemas com o saneamento, pois a água que vem de lá enche-lhe a sanita”, acrescenta. “Julgo que o problema está na canalização que leva as águas de saneamento à conduta da ETAR”, revela o morador.

Com a construção da nova passagem inferior rodoviária, os moradores perderam os lugares de estacionamento na rua 4, no Bairro Piscatório. Para ultrapassar o problema, apontam a construção de uma bainha de estacionamento junto ao muro do campo de golfe, mas até agora parece não existirem planos para esses trabalhos extra.

Luís Pinho lamenta que esta obra “não tenha sido melhor pensada”. Para o cidadão, a melhor solução será “aproveitar o espaço a sul da rua, encostado ao muro do campo de golfe”. A zona deveria também ser contemplada com “algumas medidas para se evitar que os automobilistas passem no túnel a grande velocidade, como a colocação de lombas”, destaca.

Mário Rodrigues, também morador na zona, diz não estar satisfeito com a lixeira que está junto à rua. “Se fizessem um estacionamento no espaço em terra que existe junto do muro do campo de golfe, acabavam com a lixeira que ali está”, sugere o silvaldense.

Artigo completo na edição de 22 de fevereiro de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.