SNS24 vai reencaminhar doentes não urgentes de Espinho para os seus centros de saúde

Foto: Sara Ferreira/arquivo

Linha SNS24 poderá agendar consulta dos centros de saúde para os espinhenses já a partir de segunda-feira. Governo traz projeto “Ligue antes, salve vidas” para Espinho.

O projeto “Ligue antes, salve vidas”, que entrou em vigor na Póvoa/Vila do Conde em maio de 2023, vai ser alargado a partir de março à Unidade Local de Saúde de Gaia/Espinho o que implica que os doentes só serão atendidos na urgência hospitalar se tiverem uma referenciação prévia por parte da sua unidade de saúde.

A portaria foi publicada ontem [27 de fevereiro] em Diário da República e segundo o Jornal de Notícias (JN), é intenção da Direção Executiva do SNS que “comece a funcionar a 4 de março”, já na próxima segunda-feira.

Este projeto prevê, de acordo com notícia do JN, que “antes de ir à urgência, o utente deve sempre ligar para o SNS24 (808 24 24 24). Em função das respostas e dos resultados do algoritmo, o enfermeiro encaminha para autocuidados, para a unidade de saúde familiar ou para o hospital, acionando o INEM em caso de emergência”.

Se o utente necessitar de ser observado por um médico, o SNS 24 acede à agenda dos centros de saúde e marca uma consulta no próprio dia ou dia seguinte na unidade de saúde do utente.

Aos sábados, domingos ou feriados, a consulta terá lugar no edifício sede do ACeS com equipas rotativas.

No entanto, é certo que o utente sabe desde logo a data e hora marcadas para a consulta.

O objetivo desta medida é evitar o recurso à urgência por parte de doentes não urgentes, libertando as urgências para as pessoas que necessitam de cuidados mais urgentes.