Autoridades alertam para mau tempo junto ao mar até domingo

Fotografia: Bruno Caprichoso/arquivo

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Marinha Portuguesa alertam para o agravamento das condições meteorológicas a partir das 12h00 de hoje [29 de fevereiro].

As previsões apontam para vento forte e para o agravamento do estado do mar, com agidtação marítima na costa ocidental de Portugal continental, entre as 12h00 de hoje [29 de fevereiro], e as 00h00 de domingo [3 de março].

Segundo a AMN, a agitação marítima “será caracterizada por ondulação proveniente de Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os 7 metros e uma altura máxima de 13 metros, com período médio entre os 12 e os 15 segundos”.

A AMN alerta para o vento que “poderá registar uma intensidade média até a 56km/h e rajadas até a 101km/h, provenientes do quadrante Noroeste”.

Deste modo, a AMN e a Marinha Portuguesa “recomendam a toda a comunidade marítima e à população em geral um estado de vigilância permanente no mar e nas zonas costeiras”, e alertam que “os cuidados devem ser redobrados”.

A AMN e a Marinha recomendam, ainda que se evitem “passeios junto ao mar, de onde se destacam os molhes de proteção dos portos” e “junto à orla costeira, nas arribas e nas praias, bem como a prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima”.

As autoridades desaconselham “vivamente a pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”.