Atletismo: Vítor Rito no top 10 do XV Trail de Conímbriga

Fotografia: DR

O atleta do Running Espinho, Vítor Rito, completou os 180 quilómetros do XV Trail de Conímbriga Terras de Sicó na nona posição da classificação geral e obteve o primeiro lugar do escalão (M35-39). O espinhense percorreu as 111 milhas do percurso em 29h11m.

Vítor Rito, com 39 anos de idade, enfrentou as adversidades de um percurso já por si muito complicado e em condições meteorológicas difíceis. O XV Trail de Conímbriga Terras de Sicó, promovido pela Associação de Trail Running de Portugal, é uma das provas mais difíceis no país e Rito chegou ao fim nos 10 primeiros lugares.

“Foi uma aventura épica e de muito sacrifício, sendo eu um atleta amador que não tendo levado equipa de apoio para a prova, como a maioria dos participantes. Por isso, fiquei muito feliz e orgulhoso por esta classificação”, salienta o espinhense.

O trail começou a ser uma paixão e um desafio desde 2020, altura em que se posicionou nos últimos lugares da tabela classificativa de uma prova de longa distância. “Já fazia corrida de estrada pelo Running Espinho e a prova mais longa em que tinha participado tinha sido a maratona”, conta o atleta.

“Desde que comecei a praticar trail, estas provas começaram a despertar alguma curiosidade, sobretudo pela exigência de cada uma”, explica, acrescentando que se dava bem “com as dificuldades que estavam associadas ao trail”.

Artigo completo na edição de 7 de março de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.