(Fotografia: Flávio Alberto)

Em resposta ao resultado das eleições de domingo, os candidatos espinhenses pelo círculo eleitoral de Aveiro, os presidentes de Junta de Freguesia do concelho e a presidente da Câmara Municipal, partilham um sentimento de respeito pela vontade do eleitorado, mas trilham perspetivas difíceis para o futuro.

Casa de Luís Montenegro, Espinho mobilizou-se para votar nas eleições legislativas do passado domingo. Prova disso é a redução da taxa de abstenção no concelho (30,60%), tal como se verificou no resto do país.

Esta tendência de descida é louvada por Maria Manuel Cruz, presidente da Câmara Municipal, que mostra “satisfação” por ter havido “uma variação muito positiva do número de eleitores que exerceram o seu direito de voto, com a abstenção a descer de perto de 70% para pouco mais de 60%”.

Para a autarca, este número “reflete uma maior vontade de participar por parte dos membros da comunidade espinhense na sua vida cívica e política”, que, no seu entender, “tem de ser destacado como positivo”.

Tal como recorda Manuel Dias, presidente da Junta de Freguesia de Paramos, “os portugueses são soberanos, livres e responsáveis quando estão numa urna com a caneta na mão e assumem as suas vontades”.

“Satisfeito” com a participação do eleitorado na sua freguesia, Manuel Dias confidencia que, logo na manhã de domingo, começou “a perceber que a abstenção ia descer”.

Também Vasco Alves Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia de Espinho, teve a mesma perceção, destacando a adesão “de muitos jovens eleitores” e “um aumento por parte dos eleitores mais idosos”.

O presidente da Junta de Freguesia de Silvalde, José Teixeira, não deixa, também, de reconhecer e valorizar a redução da taxa de abstenção, tal como Nuno Almeida. Para o autarca de Anta e Guetim, “os resultados eleitorais mostram um aumento muito importante da participação democrática e isso é um dos poucos sinais positivos que podemos retirar destas eleições”.

Reportagem disponível, na íntegra, na edição de 14 de março de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€